SEMUSA lança oficialmente campanha de vacinação contra a paralisia infantil

SEMUSA lança oficialmente campanha de vacinação contra a paralisia infantil

SEMUSA lança oficialmente campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Já após a cerimônia de lançamento da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, realizada nesta sexta-feira, 15, na escola municipal de ensino infantil Pequeno Mestre, no bairro Cidade do Lobo, foram imunizadas cerca de 100 crianças menores de cinco anos, início da etapa que vai até o dia 16 de julho.
A meta da secretaria municipal de Saúde (Semusa) é de imunizar 100% dos menores de 05 anos que equivalem a 37.731 crianças que vão ser atendidas em mais de 120 postos de vacinação que serão disponibilizados na capital e nos distritos no eixo da BR 364 e no Baixo Madeira.
A cerimônia de abertura da campanha contou com a presença do secretário adjunto da Semusa, Eduardo Maiorquim, da secretária municipal de Educação, Ângela Aguiar, funcionários e alunos da escola. A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início neste sábado (16), dia nacional de mobilização.
“A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde para avaliar se devem ou não receber a vacina. Crianças com febre acima de 38º, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico”, orientou Maiorquin.
As duas gotinhas serão dadas a crianças menores de cinco anos, mesmo que elas já tenham sido imunizadas contra a doença. Se as crianças tiverem febre alta ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, orienta o secretário.
Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil.
Mudança na vacina
A partir de agosto, a vacinação contra a poliomielite terá uma mudança, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina, essa nova vacina é tida como ainda mais segura. Esse novo modelo foi anunciado no início do ano e está mantido, segundo informou o Ministério da Saúde. Crianças que nascerem nos próximos meses já devem pegar o novo esquema vacinal. Aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual feito no primeiro semestre de cada ano, receberá as gotinhas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS