A importância do Plano FutuRO, maior programa de inclusão e desenvolvimento social que um governo já implantou no Estado, levou a coordenadora do Plano FutuRO, Cláudia Moura, a ser convidada a participar do Seminário Nacional Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, nos dias 4 e 5 de junho, no Rio de Janeiro. O Plano Futuro tem como perspectiva o combate a pobreza e erradicação da extrema pobreza, que hoje atinge mais de 300 mil pessoas em Rondônia, com renda per capita de zero a 140 reais ao mês, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O seminário faz parte de um ano do programa Brasil Sem Miséria, e contará com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e diversas autoridades brasileiras.
Durante dois dias de eventos, serão discutidos assuntos relacionados ao novo federalismo social e o Brasil sem Miséria, inclusão produtiva urbana e rural, garantia de renda, a experiência de um ano dos programas Brasil Sem Miséria e Rio sem Miséria, além do lançamento do portal de informações gerenciais do Rio sem Miséria.
A coordenadora do Plano FutuRO e secretária de Assistência Social, Cláudia Moura, afirma ser de extrema importância a participação de Rondônia. Segundo ela, é uma forma do Brasil conhecer os trabalhos que o governo está desenvolvendo no combate a pobreza e pobreza extrema. “É gratificante ver que estamos no caminho certo. Estamos prontos para os intercâmbios de conhecimentos. É necessária a troca de experiências com representantes de diferentes lugares. Temos nos empenhados para inovar, impulsionar o desenvolvimento, e com boas práticas, garantir a qualidade de vida de todos os rondonienses”, salientou Cláudia Moura.
Na última semana, a coordenadora do FutuRo e sua equipe técnica, participaram do evento internacional, V Diálogo Regional – inovação social, ação pública e coesão social: desafios e estratégias, com representantes políticos de diferentes países da América Latina e Europa, sediado em Recife, no Pernambuco. Na ocasião, Cláudia Moura, apresentou o Plano aos presentes, ressaltando ainda, as inúmeras oportunidades que Rondônia ofertará por meio da sua economia, geração de energia, saída para o pacífico, entre outras.
Ela também pediu que os debates fizessem parte de um fórum permanente, alegando a importância de discussões de alto nível, como ocorreram no decorrer do evento.
Plano FutuRO
O Plano FutuRO terá um investimentos nos próximos anos de aproximadamente 1 bilhão de reais para a área social. Serão atendidos os 52 municípios do Estado, com programas de transferência de renda, habitação, educação, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológica. Ele faz parte de ações integradas de diversas unidades do governo do Estado, e a gestão coube a um Comitê Intersecretarias, sob coordenação da SEAS.
Para o planejamento do FutuRO, foram realizadas capacitações, seminários, debates e encontros com temáticas relacionadas à geração de trabalho e renda, habitação popular, segurança alimentar, economia solidária e garantia de direitos as populações vulneráveis, destinados aos municípios, entidades e sociedade civil a fim de prepará-los para a execução do Plano.