MP firma TAC para reduzir ação poluente de duas cerâmicas da Capital

MP firma TAC para reduzir ação poluente de duas cerâmicas da Capital

MP firma TAC para reduzir ação poluente de duas cerâmicas da Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, firmou Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) junto a duas cerâmicas instaladas em Porto Velho, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes produzidos pelas empresas. Um dos itens acordados por ambos empreendimentos é a instalação, no prazo de seis meses, de medidores de temperatura para melhorar o monitoramento da combustão.
Sob a coordenação da Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, os dois TACs foram assinados separadamente pelas Cerâmicas Marajá e Santa Catarina, localizadas na avenida Guaporé e Estrada da Penal, respectivamente, e versam sobre questões distintas, tendo como objetivo central a proteção ao direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, necessário para uma qualidade de vida sadia.
No Termo de Ajuste firmado junto à empresa Marajá, os proprietáros da cerâmica se comprometem, entre outras medidas, a desativar, no prazo de 30 meses, nove chaminés de diferentes fornos indicados pelo Ministério Público. Conforme o documento, a empresa deverá construir outra chaminé em substituição aquelas que forem desativadas com especificações que visam reduzir a dispersão de poluentes.
Já no TAC firmado junto à Cerâmica Santa Catarina, ficou estabelecido, entre outros pontos, que a empresa desativará três fornos do tipo Paulista. A construção das fornalhas do empreendimento deverá seguir dimensões que mitigam a dispersão de poluentes, no prazo de 60 dias, a contar da assinatura do TAC.  
A Cerâmica também terá que instalar sistema de ventilação forçada em todas as fornalhas do empreendimento, visando melhorar a oxigenação dos dutos. Tal medida deverá ser adotada no prazo de seis meses. O TAC prevê, ainda, a construção de dois fornos do tipo abóbada, seguindo especificações indicadas em projeto arquitetônico presente no documento.
Nos dois casos, os TACs prevêem multas às empresas, em caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS