Durante reunião da CCJ deputada Glaucione pede para traslado de corpos dentro do Estado

Durante reunião da CCJ deputada Glaucione pede para traslado de corpos dentro do Estado

Durante reunião da CCJ deputada Glaucione pede para traslado de corpos dentro do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) conseguiram o encaminhamento de uma solução para o problema das famílias que são assediadas por agentes de funerárias quando precisam providenciar o traslado de um corpo da Capital para o interior. O secretário-adjunto de Estado de Saúde, Orlando Ramires, se comprometeu em providenciar três viaturas do governo para desenvolver esse trabalho.
Na reunião da CCJ, realizada na manhã desta terça-feira (13) no Plenarinho, Orlando Ramires disse inicialmente que o Estado estava impedido de providenciar o traslado de corpos devido à Constituição Federal. Anteriormente, existia a alegação de que o trabalho não era realizado por proibição do Ministério Público do Estado (MPE) e também do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O presidente da CCJ, deputado Luizinho Goebel (PV), disse que as alegações não tinham o menor fundamento. “Consultei o MPE e obtive a informação de que não há impedimento algum. Aliás, nunca houve proibição alguma”, afirmou. O Ministério Público de Contas, ligado ao TCE, enviou à reunião uma representante, que também disse desconhecer qualquer proibição ao traslado de corpos para o interior.
 De acordo com o secretário-adjunto da Sesau, constitucionalmente a tarefa deveria ser dos municípios, e não do Estado. Já o presidente da CCJ, afirmou que a maior parte das prefeituras dispõe de apenas uma ambulância, utilizada para transportar pacientes para Porto Velho. “Os municípios não têm como realizar o traslado de corpos. A responsabilidade pode ser das prefeituras, mas o Estado pode ajudar, se quiser”, afirmou.
Diante dos argumentos de Orlando Ramires e de técnicos do Executivo, a deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) disse que não aceitava sair da reunião com outra reunião marcada para resolver a questão. “Já faz um ano que estamos conversando sobre esse problema. Não aceito deixar para depois. A população precisa de uma resposta com urgência”, acrescentou.
Desta forma, Orlando Ramires finalizou a reunião afirmando que reiniciaria o traslado de corpos para o interior, usando três veículos que estão na garagem do governo, capazes de transportar três corpos cada um.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS