Desde o mês de fevereiro de 2012 através de um projeto realizado com o apoio de amigos, fiéis e da SEMDESTUR (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo), a histórica igreja de Santo Antônio vem recebendo uma reforma que poderá resolver ao menos por enquanto os graves problemas estruturais que vinha sofrendo por estar do lado da obra da UHE Santo Antônio.
De acordo com o sacristão da igreja conhecido como Moises, o telhado e a parte elétrica da igrejinha, que é um patrimônio histórico de Rondônia, são os dois problemas que inicialmente estão sendo resolvidos.
“Conseguimos com a SEMDESTUR a reforma do telhado e do piso e a parte elétrica começou a ser feita com o apoio de amigos da igreja”, afirmou o Moises.
Porém os problemas que envolvem a igrejinha que possui quase cem anos de existência não param apenas nessas reformas.
Os responsáveis pela igreja esperam até hoje um projeto de restauração prometido pelo consórcio Santo Antônio Energia que até o momento ainda não foi colocado em execução.
“Protocolamos varias solicitações ao consórcio Santo Antônio Energia, porém nunca obtivemos uma resposta para nossos anseios, peço encarecidamente que eles olhem para a igreja de Santo Antônio e não deixem esse marco de nossa historia morrer”, afirmou o sacristão.
Vale ressaltar que a igreja é “vizinha” do canteiro de obras e sofre impactos diretos da grande obra. Um exemplo é o teto da igreja e dos pequenos quiosques ao entorno que tiveram vários telhados arrancados motivados pelas seguidas e fortes explosões no canteiro de obras.
“Pedimos encarecidamente que os representantes do Consórcio se sensibilizem com nossa situação e realizem esse trabalho de restauração tão aguardado por toda a comunidade portovelhense”, concluiu o sacristão.
Além da tão aguardada restauração, todo o espaço ao entorno da igreja necessita de melhoria, um trabalho de limpeza deve ser realizado periodicamente, e para isso os responsáveis pela igreja de Santo Antônio esperam o apoio do poder público.
“Hoje tenho a certeza de que podemos recolocar a igreja de Santo Antônio no devido lugar de importância turística e histórica, recebemos uma média de mil e duzentos turistas durante a semana, esse numero pode ser dez vezes maior se tivermos o apoio necessário. Peço ao secretario Jair Ramires, que envie uma equipe da SEMUSB para realizar um trabalho de limpeza continuo nessa região”, concluiu o Moisés.