Vice-presidente do SINDSBOR vai a Brasília para agilizar audiência pública e aprovação da PEC/ 556
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde a semana passada o Vice-Presidente do Sindicato dos soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, George Telles conhecido como o carioca está em Brasília no D.F., articulando e pedindo apoio junto aos parlamentares para a aprovação da PEC 556/ 2002 e para a realização de uma audiência pública que vai envolver os Soldados da Borracha como vítimas da violação dos Direitos Humanos cometida a eles no período da 2ª Guerra Mundial, na maior movimentação de trabalhadores da história do Brasil dentro do Território Nacional, mais conhecida como a Batalha da Borracha.
Um dos primeiros gabinetes a serem visitados e a receberem a proposta foi o do Deputado Federal Padre Ton PT/RO. Carioca solicitou a realização de uma audiência pública envolvendo os Soldados da Borracha, e também pediu apoio à PEC ao Deputado. A finalidade de se realizar essa audiência segundo ele é denunciar e expor em Brasília e em rede nacional, as graves violações cometidas aos nordestinos e seringueiros nativos que trabalharam extraindo borracha no período conhecido como era Vargas. Carioca afirma que relatórios do próprio governo apontam que na época do 2º Ciclo da Borracha migraram para a região norte aproximadamente 65 mil trabalhadores de vários estados do Nordeste. Quase 50% desse efetivo pereceu frente as insalubridades da região, sendo vitimados pela malária, febre amarela, beribéri, hepatite, ataques de feras e cobras que existiam aos milhares naquela época, com a ausência total de assistência médica ou sanitária prometida pelo governo brasileiro que os encaminhou para a Amazônia.
Os nordestinos foram encarcerados em um modo de produção brutal parecido bastante com a escravidão, conhecido como o sistema de barracão, muitos morreram perseguidos por ataques violentos de índios, outros por morte encomendadas pelos grandes seringalistas. Presos as matemáticas dos patrões força motriz que dava sustentação ao sistema, quanto mais trabalhavam e dias passavam nas colocações, mais presos e endividados ficavam.
Essa audiência pública que o Norte do Brasil exige, que a categoria dos Soldados da Borracha ainda viva reivindica, é o caminho mais plausível para exigir do governo providências dos danos morais e materiais que esses trabalhadores sofreram e o reconhecimento real que merecem. O Deputado Federal foi procurado primeiramente pelo perfil de ser um político de influência junto ao governo e também pelo trabalhado que vem realizando junto a audiências públicas de populações tradicionais em Brasília. A finalidade é realizar esse encontro com a participação do Ministério da Defesa, da Previdência social e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Nesta terça-feira dia 06/03/2012 o representante do sindicato estará em reunião com a coordenadora da Bancada Federal de Rondônia, a Deputada Federal Marinha Raupp.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!