PAINEL POLÍTICO – MP e PF investigam “nebuloso passado” de Valter Araújo - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – MP e PF investigam “nebuloso passado” de Valter Araújo - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – MP e PF investigam “nebuloso passado” de Valter Araújo - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nebuloso
A Polícia Federal e Ministério Público andam investigando detalhadamente o passado do ex-presidente da Assembleia Legislativa Valter Araújo. Existem fortes indícios de uso de documentos falsos e envolvimentos em crimes maiores, o que teria motivado sua fuga. As autoridades acreditam que dificilmente Valter se entregue exatamente por causa desse passado nebuloso.
Cassação
Cresce junto à população a expectativa de cassação do mandato de Valter por parte de seus pares na Assembleia. Nas ruas o clima é de indignação por boatos de que alguns parlamentares estariam pensando em livrar a pele do deputado que está foragido desde dezembro. O ano legislativo será aberto no próximo dia 15 e na primeira sessão deverá ser constituída a comissão processante para avaliar a cassação. A partir daí, abrem-se os prazos regimentais.
Ponta
Promotores do Ministério Público debruçaram sobre horas de gravações e transcrições de conversas, além de milhares de páginas de documentos apreendidos para apresentaram denúncias contra os envolvidos na Operação Termópilas. Sabe-se que até o momento, o que veio à tona não chega a cinco por cento do que ainda está por vir. O Ministério Público mudou a estratégia de sair abrindo um monte de processos, que com recursos, costumam arrastar-se nos tribunais. Dessa vez são menos ações, 41 criminais até o momento e 5 cíveis, mas todas fortemente embasadas, praticamente sem chances para a defesa dos acusados.
Emagreceu
Éderson Bonfá, conhecido como “Goteira” que detém 2% da empresa Romar (os outros 98% pertencem a Valter Araújo) já era magro. Com quase três meses preso, ele emagreceu ainda mais. É ele quem está com a situação mais complicada. Como sócio de Valter, recebia mensalmente pouco mais de três salários. Goteira quando conheceu Valter, vivia em uma carroceria de caminhão baú abandonada. Dificilmente ele fará qualquer tipo de acordo com a justiça.
Blefe
Batista vem valorizando o que não tem. Promotores e polícia aguardam que ele conte alguma novidade, o que parece estar longe de acontecer. Não basta ele dizer, tem que provar e é aí que a situação complica. Ele diz saber muito, mas provar que é bom, nada. Foi isso que ele fez na Polícia Federal na semana passada e por isso voltou para grade, de onde não deve sair tão cedo.
Sob suspeita
Francisco das Chagas Lima impetrou Mandado de Segurança com pedido de liminar contra a SEMTRAN querendo que seja concedida uma licença para explorar serviços de mototaxi. Para obter essa licença, é preciso fazer um processo seletivo. Francisco obteve quatro pontos e foi classificado em 718º lugar, sendo que foram disponibilizadas 574 placas. Ele questiona que dezenas de candidatos fizeram 3 pontos e obtiveram a licença. também argumentou que não existe qualquer critério técnico de desempate no processo seletivo, o que facilitou que a SEMTRAN adotasse critérios subjetivos, ou seja, quem é sindicalizado tem preferência.
Absurdo
De acordo com a denúncia, esse critério subjetivo de preferência na escolha consta expressamente no edital e esta “subjetividade inconstitucional” aos sindicalizados é o motivo, por exemplo, da existência de três concorrentes que obtiveram a pontuação máxima (oito pontos) e não foram contemplados com a concessão do serviço. De acordo com a denúncia da 5ª Promotoria de Justiça “se não há obrigatoriedade de associação às entidades representativas da categoria, ilegal a preferência aplicada no certame”.
Investigação
No Ministério Público já tramita uma investigação que apura irregularidades no processo seletivo dos mototaxistas. A investigação está em fase de conclusão e existem elementos que embasam uma Ação Civil Pública que deverá ser ajuizada em breve contra a SEMTRAN.
Ecoando
A resistência dos policiais militares da Bahia, que estão ocupando a Assembleia Legislativa daquele Estado, começa a encontrar eco nas demais corporações espalhadas pelo País e aumenta a pressão para a votação da PEC 300, que prevê a isonomia salarial com o Distrito Federal, onde um soldado 2ª Classe (aluno do curso de formação) recebe R$ 3.072 e o de 1ª Classe, após o curso, passa a ganhar R$ 4.056. Só que tem um detalhe que muita gente não atentou, para ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal é preciso ter curso superior em qualquer área. Em Rondônia, por exemplo, não existe essa exigência, basta o ensino médio.
Daí
Um dos pontos mais polêmicos da PEC 300. Como pagar salário de nível superior para quem entrou com nível médio na corporação? De qualquer forma, o trabalho é exatamente o mesmo e os salários pagos a policial no Brasil é vergonhoso. A rotina é estressante, perigosa e normalmente as condições de trabalho são precárias. Igualar o salário com a PM do Distrito Federal é o mínimo que deve ser feito para começar a mostrar que o País está realmente preocupado com a segurança pública. Lamentável que para conquistar esse direito tenhamos que acompanhar o drama desses policiais que estão cercados na Bahia.
Na disputa
O PTB deve lançar candidato à prefeito nas eleições deste ano e o candidato deve ser o policial federal Bosco Costa. Um encontro do partido acontece no próximo dia 16 na nova sede do partido na Avenida Calama, esquina com José Bonifácio. O encontro também vai servir para definir a pré-convenção partidária e possibilidade de alianças partidárias à Câmara de Vereadores.
Todos os anos
É a mesma história, blocos e escolas de samba de Porto Velho reclamam da falta de recursos, de dinheiro que deveria ir para fulano e não foi, que a prefeitura e o governo não ajudam como deveria. O problema é que o poder público não deveria dar nem um centavo para esses blocos e escolas. Os blocos vendem camisetas, abadas e ainda recebem dinheiro público. As escolas de samba apresentam um desfile meia boca e largam aqueles esqueletos de carros alegóricos por meses em algum meio-fio. Ninguém presta contas de nada e dizem que “ninguém apóia a cultura”.
Dureza
Passou da hora de dar um basta nessa história. Quem quer pular carnaval que junto dinheiro durante o ano, promova eventos para poder custear a festa. Fazer folia com dinheiro público é no mínimo uma falta de vergonha.
Andamento
O servidor do Tribunal de Contas Jovânio Silva Santos, que conseguiu a proeza de se formar em medicina, que é um curso em horário integral e obter ainda contratos com Estado e município vai ter que explicar à justiça como conseguiu fazer essa mágica. O Ministério Público apresentou denúncia contra o técnico de controle externo do TCE. Para relembrar o caso denunciado com exclusividade por PAINEL POLÍTICO ano passado, CLIQUE AQUI.
Remédio que combate câncer de mama causa perda óssea
Um remédio que tem sido apontado como eficaz na prevenção do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com alto risco de desenvolvimento da doença, e é bastante usado, parece piorar significativamente as perdas ósseas relacionadas com a idade, de acordo com um artigo publicado no site da revista "Lancet Oncology". - O exemestano piora a diminuição da densidade óssea mineral relacionada à idade em cerca de três vezes, mesmo quando há ingestão adequada de cálcio e vitamina D - explica Angela Cheung da University Health Network, em Toronto, no Canadá, autora do estudo. Os inibidores de aromatase funcionam pela supressão da produção de estrogênio e são os tratamentos padrões para mulheres na pós-menopausa na fase inicial do receptor hormonal positivo do câncer de mama. Mas apesar de ser geralmente bem tolerado, preocupações foram levantadas sobre seus efeitos nas perdas ósseas e o maior risco de fratura. Até agora, um dos problemas com a obtenção de provas claras sobre seu impacto sobre a saúde óssea era que a maioria dos estudos usava, para efeitos de comparação, o tamoxifeno, um tratamento com conhecidos efeitos benéficos para os ossos das mulheres nesta fase da vida. Estudos preliminares sugerem que o exemestano, um inibidor de aromatase de terceira geração de esteróides, pode causar perda óssea menor que outros inibidores de aromatase e poderia até mesmo estimular a formação óssea.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS