O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início na segunda-feira (23) a 5ª Fase do “Curso de Formação Inicial para Professores Indígenas – Projeto Açaí II”. As aulas do curso se estenderão até 27 de fevereiro. A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Treinamento da Emater (CENTRER), em Ouro Preto D’Oeste e teve a participação de autoridades locais, representantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Conselho Estadual de Educação (CEE-RO) e das comunidades indígenas de Rondônia.
O coordenador do núcleo de educação indígena da Seduc, Eliseu Cordeiro destacou que a marca do governo Confúcio Moura é investir cada vez mais em educação, portanto, tratar da educação indígena de forma diferenciada tem sido um esforço constante de toda a equipe técnica que acompanha este desafio. “O esforço tem sido muito grande por parte de todos, em especial dos técnicos do núcleo de educação indígena da Seduc para realizar cada etapa do projeto Açai II. Mas juntos e com a perspectiva de avanços e melhorias já estamos trabalhando uma agenda positiva para realizar o aprimoramento das ações continuadas que estarão esboçadas no projeto pedagógico da formação continuada para os professores indígenas de Rondônia”, disse.
A 5ª fase do projeto Açaí é positiva para os futuros professores indígenas, pois está ultrapassada a metade do curso e até o momento não houve estudantes desistentes, dos 174 matriculados. “Este curso é muito importante para os indígenas, pois dará sustentação na educação escolar dentro das suas aldeias. As dificuldades são grandes, mas a dedicação dos alunos é de empolgar a todos nós. Eles acreditam muito no projeto que a Seduc vem desenvolvendo, por trazer motivação e melhorias no aprendizado e na forma de conduzir a educação indígena”, afirma a coordenadora do Açaí II, professora Andréa Pereira.
O Açaí II
O Projeto Açaí II esta esboçado em oito fases e tem por objetivo enriquecer a formação dos professores que atuam na educação escolar indígena para que possam desenvolver competências e habilidades visando torná-los mais eficientes e desenvoltos, possibilitando a reflexão e absorção de novos conhecimentos e novas propostas pedagógicas que beneficiarão os alunos da rede das escolas da educação indígena em Rondônia.
Nesta 5ª fase esta sendo dada continuidade à formação dos 174 professores indígenas matriculados. Os municípios e etnias participantes são: Alta Floresta (Tuparí, Aruá, Makurap, Campé, Canoé e Arikapú), Cacoal (Suruí), Espígão D’Oeste (Cinta Larga), Extrema (Kaxararí), Guajará-Mirim (Cabixi, Campé, Canoé, Cao Oro At, Cassupá, jaboti, Makurap, Oro At, Oro Eo, Oro Mon, Oro Não’, Oro Waje, Oro Waram, Oro Waram Xijein, Oro Wari, Oro Win, Aruá), Jarú (Uru Eu Wau Wau), Ji-Paraná (Gavião e Arara), Mirante da Serra (Amondawa), Pimenta Bueno (Aikanã, Sabanê e kuazar), São Francisco do Guaporé (Migueleno), Seringueiras (Puruborá), Vilhena (Sabanê, Sawaitê, Aikanã, Latundê, Nambiquara, mamaidê).
A organização do curso é conduzida pelos técnicos do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Gerência de Educação/Seduc, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do próprio Estado.