O Ministério Público de Rondônia realizará na próxima sexta-feira (18) solenidade de posse do Promotor de Justiça Ildemar Kussler no cargo de Procurador de Justiça. O ato ocorre durante sessão solene do Colégio de Procuradores, a ser presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a partir das 17h, no auditório do MP-RO.
O Promotor de Justiça Ildemar Kussler assumirá o cargo em substituição ao Procurador de Justiça Ivo Benitez, que se aposentou em agosto deste ano. Assim, o Colégio de Procuradores de Justiça seguirá sendo composto por 18 integrantes.
Ildemar Kussler ingressou na carreira do Ministério Público em janeiro de 1985, por meio do terceiro concurso público realizado pela Instituição. Teve como primeira lotação a Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, onde atuou por 15 anos. No período, respondeu, em substituição, pelas Promotorias de Justiça de Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Jaru. Em 2001, foi promovido para a Comarca de Porto Velho pelo critério de antiguidade, ficando à frente da 2ª Titularidade da 13ª Promotoria de Justiça. O órgão, que atua perante a 2ª Vara Criminal Genérica, apura crimes contra o patrimônio, trânsito, entre outros.
O Promotor também teve participação na esfera política, tendo sido eleito deputado federal em 1994 e prefeito de Ji-Paraná em 1996.
Ildemar Kussler nasceu em Palmitos (SC), onde trabalhou em escritório de advocacia, atuou como oficial maior em cartório civil e comércio e como escrivão judicial, no período de 1974 a 1985, antes de ingressar no MP rondoniense. É pós-graduado em Direito Civil, Ciências Criminais e Processo Civil. Foi professor e coordenador do curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Ji-Paraná. Também lecionou as disciplinas de Teoria Geral do Processo e Introdução do Estudo do Direito na Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO).