O desvirtuamento das causas importantes para o país, metaformoseadas em batalhas por interesses de grupelhos ou apenas os pessoais e próprios, conseguiu, nos últimos anos, transformar instituições nacionais de grande importância em meros arrecadadores, sempre do dinheiro público, é claro. É o que aconteceu por exemplo com a União Nacional dos Estudantes, a famosa UNE, centro de resistência ao regime militar (que durou 20 anos) e um exemplo para as gerações futuras de luta ideológica, de amor às causas, de respeito ao país.
Pois a UNE, nas últimas duas décadas, é um arremedo do que foi. Vivendo do dinheiro público para aplaudir os poderosos de plantão, a entidade já levou, só nos últimos oito anos, nada menos do que 42 milhões de reais do governo, sem dar nada em troca. Comandada pelo agora novo PC do B, de comunistas que amam o dinheiro, como se ficou sabendo neste Brasil dos novos tempos, a UNE até hoje não explicou como recebeu, desse montante, 30 milhões de reais para construir sua nova sede, em ponto nobre do Rio de Janeiro, sem nela colocar nela só tijolo. Destruída em incêndio, a sede dos estudantes, no Rio, seria reeguida graças a verbas que seriam de indenização pela queima do edifício, nos anos 60.
Os estudantes mortos pela repressão, os que foram presos e torturados, os que dedicaram suas vidas à uma causa, certamente não entendem o que aconteceu com a UNE. Os mortos estão mortos, mas deixaram um legado. Os presos e torturados passarão toda a vida sofrendo, por terem defendido uma ideologia e toda uma geração de estudantes brasileiros. Mas esses que os sucederam, netos da ditadura, se aliaram ao poder e ao dinheiro. Nada fazem pelos estudantes do Brasil. São associados dos cofres públicos. Sem lutas, sem história, sem dignidade. Mancham a rica história de uma das mais respeitadas instituições democráticas que esse país já teve. Trágico!
LIÇÃO
O governador Confúcio Moura, em seu blog e em poucas palavras, deu uma lição de democracia e aversão à ditadura; Vale a pena ler: “Pra mim democracia se faz com imprensa livre. Claro que ninguém gosta de ser manchete de criticas. Mas, faz parte do processo. Como se diz – na política tem o pires de doce e o sapo. Um de cada vez. Vale o resultado final: mais doce ou mais sapos. Eu nunca liguei pra nenhum jornalista, rádio ou TV pedindo pra me aliviar o couro. Todo mundo trabalha em paz”. Precisa dizer mais alguma coisa?
BRILHO NOS OLHOS
Ela não fala oficialmente, até porque é muito cedo. Mas quem conhece Mariana Carvalho, a jovem e combativa vereadora do PSDB, vê brilho nos seus olhos quando se pergunta se ela disputará mesmo a Prefeitura de Porto Velho. Há quem imagine que Mariana está se preparando, desde agora, para enfrentar a batalha. Daqui a algum tempo saberemos se o brilho é passageiro ou definitivo, nos olhos de Mariana.
NÃO FUNCIONA
A Previdência Social quer cobrar, a partir de agora, do responsável que esteja dirigindo bêbado e que cometa acidentes de trânsito, todas as despesas que gasta com feridos, mutilados e até aposentadorias para as famílias das vítimas. Seria excelente, não estivéssemos falando no Brasil. Num país sério e decente, onde as leis são respeitadas, esses celerados pagariam mesmo e apodreceriam na cadeia. Por aqui, não vai mudar nada.
ELES TÊM DIREITOS!
Menores cada vez mais violentos, todos muito bem informados sobre seus direitos se presos, estão atacando em todas as regiões do país, inclusive em Porto Velho. Em muitos casos, quando avistados por policiais, atiram para matar. Não têm medo ou respeito pelas leis. Em São Paulo, eles estão torturando suas vítimas, nos assaltos. E no Congresso e Judiciário, só se fala em direitos dos menores. Quem eles matam e atacam, é claro, não tem valor algum nessas discussões.
QUEM PERDE?
Quando policiais, com ou sem farda, começam a brigar entre si, alguma coisa vai muito mal e está tudo errado. O que aconteceu no meio dessa semana, num titoteio envolvendo policiais civis e um PM à paisana tem que ser muito bem esclarecido. Quando as polícias brigam entre si, quem sai ganhando é o crime. E quem perde mais é a comunidade. Hora de acabar com essa esculhambação. E tem que ser de cima para baixo. Já.
SERÁ O DAVID?
Só o que se ouve nos bastidores da política: o PMDB já teria decidido lançar David Chiquilito como seu candidato à Prefeitura, em Porto Velho. Os desmentidos oficiais são ouvidos todos os dias, mas na verdade, o crescimento da boataria alimenta a confusão dentro do partido. O presidente municipal, Dirceu Fernandes, nega peremptoriamente que tenha havido qualquer decisão. Mas as fofocas avisam que a determinação teria vindo de cima para baixo. Esperemos para ver.
PERGUNTINHAS
Corinthias, Vasco ou alguma surpresa de última hora? Quem será o grande campeão brasileiro de 2011, que começa a ser definido na rodada deste domingo?