Servidores do Ministério Público de Rondônia participaram nesta terça-feira, dia 18 de outubro, das 8 às 12 horas, de uma campanha de doação de sangue realizada em parceria com a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron). A campanha fez parte da mobilização para a Marcha pela Vida, que será realizada no dia 22 de outubro. Além da coleta de sangue, os doadores puderam fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Antes da coleta, os servidores passaram por uma triagem e realização de exames clínicos para verificar se estavam aptos a fazer a doação. Para ser um doador de sangue, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.
A saúde do doador e a segurança de quem vai receber o sangue doado são preocupações da Fhemeron. Além da triagem clínica (questionário, entrevista e teste de anemia), onde é verificado o estado geral de saúde do candidato à doação, o hemocentro realiza inúmeros testes de sorologia após a doação, que servem para atestar a qualidade do sangue coletado. Os testes são para detectar sífilis, hepatite B e C, Doença de Chagas, HTLV I e II, Malária e AIDS. Os resultados ficam disponíveis em aproximadamente oito dias após a doação.
Marcha pela Vida
A Marcha pela Vida será realizada no dia 22 de outubro, a partir das 16 horas, com saída da Praça Aluísio Ferreira em direção à Praça Madeira-Mamoré. Durante a semana em que ocorrerá a Marcha, serão feitas várias atividades, a exemplo da campanha de coleta de sangue em parceria com a Fhemeron. Também será realizada programação da Semana da Biblioteca, que coletará livros para estimular a leitura entre os adolescentes que cumprem pena de restrição de liberdade nas unidades de internação.
A Marcha pela Vida tem como objetivo mobilizar a sociedade na busca por soluções para os problemas sociais que afetam a todos diariamente, especialmente aqueles que são mais vulneráveis à violência, como crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
A Marcha pela Vida é uma iniciativa do Ministério Público de Rondônia e conta com a parceria do Conen, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.