Reitor da UNIR não comparece a reunião com o MEC e causa revolta: Veja as fotos

Reitor da UNIR não comparece a reunião com o MEC e causa revolta: Veja as fotos

Reitor da UNIR não comparece a reunião com o MEC e causa revolta: Veja as fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A reunião ocorrida no Campus da Universidade Federal de Rondônia na manhã da última segunda feira (17/10/2011) transcorreu dentro do previsto: centenas de estudantes e professores, em greve há mais de um mês, lotaram o Auditório Paulo Freire, demonstrando que não há o menor sinal de enfraquecimento ou desânimo por parte do movimento grevista, que mantêm o Prédio da Reitoria da UNIR ocupado há cerca de 02 semanas, como forma de exigir o afastamento do Reitor Januário do Amaral, envolto em uma avalanche de denúncias de favorecimento em concursos públicos, improbidade administrativa, malversação do dinheiro público e irregularidades junto a Fundação RIOMAR.
O Ministério da Educação (MEC) foi representado na ocasião, pelo ex-Reitor da Universidade Federal de Viçosa, que agora, ocupa o cargo de Secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, reafirmando a legitimidade das reivindicações dos grevistas e garantindo o aporte de recursos financeiros adicionais a Universidade.
“Minha presença aqui se justifica pelo respeito que o Ministério da Educação possuiu por esta Universidade. De antemão, estaremos garantindo um edital para a contratação de cerca de 49 servidores técnicos-administrativos para a UNIR; verba de custeio para ampliação dos contratos de limpeza dos Campi da UNIR; ampliação das bolsas de alimentação, até que se concluam as obras já licitadas o Restaurante Universitário; compra de computadores e equipamentos para laboratórios em caráter emergencial, além de celeridade nos trabalhos que envolvem a construção e implementação do Hospital Universitário”, destacou Luiz Cláudio.
No entanto, a ausência injustificada do Reitor da UNIR, José Januário de Oliveira Amaral, que não compareceu a reunião (que havia sido marcada em Audiência em Brasília com o MEC e com o Comando de Greve dos Professores e Alunos), se constituiu em uma afronta para professores e alunos.
“A ausência do Reitor em nossa reunião deve ser lamentada”, destacou o Prof. Carlos Silva “Papagaio”. Reafirma apenas, algo que denunciamos desde o início da greve – “não há, por parte do atual Reitor, o menor interesse e disposição em dialogar de forma aberta e franca com o conjunto do movimento de greve”, concluiu o Prof. Carlos.
Segundo Talyta Soares, do Comando de Greve dos Estudantes, “a ausência do Reitor em nossa reunião comprova o esgotamento da capacidade institucional do Sr. Januário do Amaral tem de estar à frente da direção de nossa Universidade”.
“Ao invés de dialogar com os estudantes, o Reitor, de forma covarde e infantil, se furta ao debate, enviando Pró-Reitores sem a menor condição política de representar os anseios da comunidade acadêmica”, destaca a estudante, em uma nítida referência a presença dos Pró-Reitores Joel Bombardelli e Aparecida Zuin, que representaram a Reitoria na reunião.
 Quando ao afastamento do Reitor, o Secretário de Educação Superior do MEC destacou que será instaurada, em caráter emergencial, uma Sindicância pelo Ministério da Educação, que irá apurar as denúncias de irregularidades apresentadas por estudantes e professores, junto com a instalação do “Gabinete de Crise da UNIR”, no âmbito do Ministério da Educação, para fins de apresentar até a próxima semana, uma contraproposta, com ações efetivas e com prazos estabelecidos para as pautas de reivindicação apresentadas pelos cursos da UNIR.
“Posso garantir aos senhores, que a Sindicância Externa que será constituída pelo Ministério da Educação será composta de pessoas idôneas e com elevada experiência na apuração de irregularidades. Na existência da comprovação da menor irregularidade, afirmo publicamente aos senhores, que o Reitor da UNIR será afastado”, conclui o Secretário da SESU/MEC, Luiz Cláudio Costa.
Em caráter exclusivo, o Site Rondônia Ao Vivo teve acesso a fotos do Reitor da UNIR, Prof. Dr. José Januário de Oliveira do Amaral, se encontrando no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, acompanhado de vários Pró-Reitores, com o Secretário do MEC, Luiz Cláudio Costa, na ocasião do retorno do representante do MEC à Brasília, momentos após a conclusão da reunião, em que o Reitor da UNIR não compareceu e não justificou sua ausência.

Sem dúvidas, o impasse entre Reitoria, estudantes e professores, está longe de ser resolvido, e dado a disposição de luta de estudantes e professores, o afastamento do Reitor parece ser a única forma de garantir o fim da greve e o término da ocupação do Prédio da UNIR.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS