PAINEL POLÍTICO - Coluna – Governo contrata empresa mineira para cuidar de empréstimos consignados – Por ALAN ALEX

PAINEL POLÍTICO - Coluna – Governo contrata empresa mineira para cuidar de empréstimos consignados – Por ALAN ALEX

PAINEL POLÍTICO - Coluna – Governo contrata empresa mineira para cuidar de empréstimos consignados – Por ALAN ALEX

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Consignações
No Dário Oficial de Rondônia do último dia 22, foi publicada a contratação da empresa mineira Zetrasoft Ltda, que será a responsável pelo cadastramento dos bancos e que irão conceder empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais e para isso cobra de cada um dos bancos R$ 50 mil. Ela também vai ganhar R$ 2,60 por cada linha descontada mensalmente, ou seja, vai fazer exatamente a mesma coisa que a Multimargem fazia.
Licitação
Mas a empresa foi contratada sem licitação, exatamente como a Multimargem foi. Mas tem uma grande diferença, a Multimargem é uma empresa de Rondônia, fundada e sediada em Porto Velho. A Zetrasoft fica na Rua Pernambuco, 1.077, em Belo Horizonte
Portanto
O coordenador Técnico da Cecon, grupo criado para gerenciar esses empréstimos, Túlio Anderson Costa, que é delegado de Polícia e deveria estar atuando como tal, assim como os demais delegados que estão em funções desviadas, trocou seis por meia dúzia, com o agravante que a Zetrasoft emite nota em Minas e não em Rondônia. O Estado perde duas vezes.
Tribunal de Contas
Agora é a hora do conselheiro Wilber Coimbra, responsável pelo cancelamento do contrato da Multimargem, perguntar como foi contratada essa empresa? Quando e onde foi publicada a chamada para licitação? Ou será que a Zetrasoft foi contratada “emergencialmente”?      
Desvios
Vem sendo cobrado funcionamento em tempo integral da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, que por incrível que pareça funciona em horário comercial e fecha nos fins de semana, período em que ocorre o maior número de agressões. A coordenadora geral da Cecon, grupo que vai gerenciar as consignações dos servidores, foi delegada em Ariquemes e ao invés de estar cuidando de um assunto que nunca disse respeito à polícia, que são os empréstimos consignados, deveria se apresentar para cuidar da delegacia especializada em Porto Velho, que opera precariamente devido a falta de policiais.
Aliás
Isso é um caso sério. No Brasil milhares de mulheres são agredidas diariamente e as delegacias de mulheres funcionarem apenas em horário comercial é no mínimo uma incoerência. No período noturno e principalmente nos fins de semana são quando ocorrem as agressões. Se a vítima não encontrar amparo, vai terminar dormindo com o inimigo e na segunda-feira, quando a delegacia abrir, após as 8 horas, a coragem de denunciar o agressor vai ter ido embora. Essa omissão do Estado é tão criminosa quanto o agressor.
Estatísticas
Uma pesquisa realizada ano passado pela Fundação Perseu Abramo demonstra números alarmantes. Foram entrevistadas 2.365 mulheres e 1.181 homens nas cinco regiões do país, em um total de 280 municípios. A grande maioria dos homens diz considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação” (91%). Embora apenas 8% digam já ter batido “em uma mulher ou namorada”, um em cada quatro (25%) diz saber de “parente próximo” que já bateu e metade (48%) afirma ter “amigo ou conhecido que bateu ou costuma bater na mulher”. Dos homens que assumiram já ter batido em uma parceira 14% acreditam que agiram bem e 15% afirmam que o fariam de novo.
Dois minutos
Além de ameaças de surra (13%), uma em cada dez mulheres (10%) já foi de fato espancada ao menos uma vez na vida (respectivamente 12% e 11% em 2001). Considerando-se a última vez em que essas ocorrências teriam se dado e o contingente de mulheres representadas em ambos levantamentos, o número de brasileiras espancadas permanece altíssimo, mas diminuiu de uma a cada 15 segundos para uma em cada 24 segundos – ou de 8 para 5 mulheres espancadas a cada 2 minutos. Com exceção das modalidades de violência sexual e de assédio – nas quais patrões, desconhecidos e parentes como tios, padrastos ou outros contribuíram – em todas as demais modalidades de violência o parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados. A continuidade de vínculo marital é mais alta nos casos de violência psíquica (de 29% a 43% dos casos, nas cinco modalidades consideradas), mas atinge 20% mesmo em casos de espancamento e mais de 30% frente a diferentes formas de controle e cerceamento.
Ajuda
Os pedidos de ajuda são mais freqüentes (de metade a 2/3 dos casos) após ameaças ou violências físicas, com destaque para as mulheres que recorrem às mães, irmãs e outros parentes. Mas em nenhuma das modalidades investigadas as denúncias a alguma autoridade policial ou judicial ultrapassa 1/3 dos casos. Ou seja, as especializadas, que só funcionam em horário comercial, servem apenas para ilustrar estatísticas positivas para os governos.
Encontro
O PTB de Valter Araújo, presidente da Assembleia realiza encontro neste sábado na Assembleia Legislativa. Na pauta do encontro novas filiações e articulações para as eleições 2012. Valter vem avaliando seriamente a possibilidade de disputar a prefeitura ano que vem, mas ele ainda não se decidiu. Diversos partidos e lideranças andam procurando, conversando, mas ele não diz nem que sim nem que não. Pode ser que neste encontro, devido a pressão dos partidários, a coisa comece a se definir. Mas certeza mesmo só depois de fevereiro de 2012.
No interior
O PR também vai estar reunido no próximo sábado, mas em Cujubim. O encontro será na Câmara de Vereadores e vai contar com a presença do presidente regional da legenda, Miguel de Souza. Em Cujubim, o PR conta com um vereador e uma grande base de apoio para fortalecer a nominata e tentar garantir mais representantes no Legislativo. Conta também com a liderança do vice-presidente da municipal, Pedro “da Belo Horizonte”, empresário e forte candidato para entrar na disputa a prefeitura daquele município.
Crescimento
Na verdade a maioria das legendas está buscando novas lideranças para tentar sair da estagnação política que vem tomando conta do Estado. O próprio eleitorado já olha com desconfiança os velhos grupos políticos e o que dificulta o surgimento e fortalecimento de novos nomes é exatamente o atrelamento a esses grupos. Em 2012 pode ser que muita gente se surpreenda com o resultado das eleições. Diversos partidos e dubles de candidatos andaram encomendando pesquisas de opinião e os nomes que aparecem na frente revelam essa ânsia por mudanças. Resta saber se esses que despontam vão conseguir se manter na liderança ou se a coisa é apenas passageira. O que se sabe com certeza é que a internet vai ter um papel fundamental nas eleições municipais e quem souber usar essa ferramenta, já sai com vantagem.
Mais escritórios
E no Anuário Advogados de Rondônia, que circulará em todo o Estado a partir de dezembro, confirmaram participação no registro os escritórios de Juacy Loura, e também de Manoel Veríssimo e ainda o Instituto de Direito Eleitoral – IDERO. Entre em contato pelo telefone 3229-8673 para agendar uma visita. Faça parte desse registro histórico.
Tratamento
O uso de um antibiótico barato e amplamente disponível pode reduzir em 30% a frequência de crises em casos moderados e graves de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A conclusão é de uma pesquisa publicada ontem no periódico "New England Journal of Medicine". A doença, que mata 33 mil brasileiros por ano, ataca principalmente os fumantes. A pessoa para de respirar progressivamente. A DPOC é caracterizada por dois problemas (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e se manifesta em quem se expõe ao fumo (85% dos casos) e a fumaça de fogão a lenha (15%). Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, observaram 1.142 pacientes com DPOC moderada e grave, caracterizada por episódios repetidos de aumento de tosse, catarro e falta de ar. Entre eles, 570 receberam uma dose diária de 250 mg de azitromicina, além do tratamento usual com corticoide inalável e broncodilatador, enquanto os outros 572 receberam placebo. Durante o ano da pesquisa, os participantes que receberam o antibiótico ficaram livres de crises por 266 dias, em média, em comparação com 174 dias entre os que receberam placebo. O trabalho concluiu que a dose diária do antibiótico reduziu a frequência das crises e melhorou a qualidade de vida dos pacientes.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS