Seminário é encerrado com palestra de auditor sobre a atuação do TCE no controle do erário

Seminário é encerrado com palestra de auditor sobre a atuação do TCE no controle do erário

Seminário é encerrado com palestra de auditor sobre a atuação do TCE no controle do erário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De forma bastante didática, o auditor do Tribunal de Contas, Francisco Júnior Ferreira da Silva, ministrou uma palestra sobre a atuação do TCE no controle do erário, encerrando a programação do Seminário “Instituições de controle e o combate à corrupção no Brasil”.

O evento, realizado pelo TCE, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, se estendeu ao longo dessa quinta-feira (18), com três palestras no auditório da Corte, reunindo agentes públicos, acadêmicos e membros da sociedade civil organizada.

Em sua explanação, Francisco Júnior procurou mostrar a importância do controle da administração pública, situando o Tribunal de Contas nesse contexto: “Os Tribunais de Contas são os entes responsáveis pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O uso do dinheiro do contribuinte, arrecadado através de impostos, é verificado por esses órgãos, que têm sua missão e atribuição definidas pela Constituição.”

O palestrante lembrou que o TCE trabalha não só em auxílio ao Poder Legislativo, mas também, quando solicitado, ao Executivo, Ministério Público, Polícia Federal e demais órgãos da administração pública. Citou, também, as formas de fiscalização: prévia, concomitante e subsequente. “O mais importante é evitar o dano, porque, depois que o dinheiro sai, a sua recuperação é demorada”, acrescentou.

Ainda em sua apresentação, Francisco Júnior abordou os tipos de processos que são autuados no TCE (contas, fiscalização, admissão e concessão de aposentadorias, reformas e pensões, denúncia, consulta e representação), explicando, também, as penalidades a que estão sujeitos os gestores públicos.

Ao final, o auditor fez uma exposição de matérias veiculadas no Portal do TCE e também na imprensa local sobre a economia aos cofres públicos resultante da ação do TCE: “São milhões economizados, principalmente na ação preventiva realizada pela Corte.”

PARTICIPANTES

Após a palestra, foi realizado um painel de debates, conduzido pelo secretário-geral de Controle Externo do TCE, Luiz Gomes da Silva Filho, com a participação do auditor Francisco Júnior. O evento foi encerrado com breve pronunciamento do auditor Davi Dantas, diretor da Escola de Contas: “Espero que esse evento tenha contribuído para a conscientização acerca da importância de se entender as formas de fiscalizar os gastos públicos e se combater os atos de corrupção.”

Essa expectativa também foi compartilhada pelos participantes. A servidora do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Vanessa Barroso, elogiou o nível e a capacidade dos palestrantes, enquanto o acadêmico de Direito da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Helder Santos Silva, considerou o evento muito proveitoso.

Já a diretora de Administração da Prefeitura de Rio Crespo, Maricélia Silva da Cruz, disse que o evento atende as expectativas. “Para mim, o principal foi entender que o controle da administração pública não deve ser feito apenas pelo Tribunal de Contas e pelos outros órgãos, mas por todos nós, cidadãos, que deveríamos participar mais”, acentuou.

Também o prefeito do município de Urupá, Célio de Jesus Lang, citou a participação social, ao destacar a importância do seminário. “Os palestrantes nos mostraram que esse trabalho tem de começar cedo, nas escolas, e envolver as pessoas não apenas na vida pública, mas em seus afazeres particulares”, concluiu.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS