Quinze colaboradores do Ministério Público de Rondônia participaram nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, da aula inaugural do Projeto CrerSer, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia. Eles fazem parte da primeira turma do projeto, uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça com apoio da Diretoria de Gestão de Talentos, cujo objetivo é oportunizar graduação superior tecnológica dos servidores do órgão que não tiveram a oportunidade de frequentar a faculdade.
A aula inaugural contou com a presença dos servidores contemplados na primeira fase do projeto, seus familiares e colegas de trabalho. O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, abriu a solenidade enfatizando sua satisfação em participar daquele momento, considerado marcante para a Instituição. “Estamos vivendo um momento histórico. Daqui a dois anos, esse momento será ainda mais feliz, quando será realizada a solenidade de colação de grau da primeira turma do Projeto CrerSer”, ressaltou.
O Procurador-Geral aproveitou a oportunidade para anunciar que a cada semestre haverá uma nova turma do projeto, sempre com um número cada vez maior de participantes. Além disso, a partir de janeiro de 2012, será dado início à nova fase do projeto, oportunizando aos colaboradores que já possuem curso de graduação superior, a realização de cursos de Pós-Graduação Lato sensu (Especialização) e Stricto sensu (Mestrado e Doutorado). “O Projeto CrerSer foi uma forma de a Procuradoria-Geral de Justiça incentivar os talentos que já existem na Instituição”.
O Corregedor-Geral, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, um dos maiores incentivadores do Projeto, disse que o CrerSer é uma oportunidade de crescimento e qualificação para os colaboradores do Ministério Público. Após fazer um breve histórico do Ministério Público e sua importância para a sociedade, Airton Pedro ressaltou que assegurar o Direito à Educação aos que trabalham na Instituição, além de representar uma valorização dos servidores da Casa, será um ganho na prestação dos serviços do MP à sociedade.
O diretor de Gestão de Talentos, José Carlos Colares, proferiu uma palestra com o tema “Educar para Crescer”, que destacou a necessidade do enfrentamento do chamado “apagão de talentos” nas Instituições privadas e públicas, por falta de pessoal qualificado. E uma das maneiras de enfrentar esse problema é investir em qualificação. “A educação para o trabalho se dá em três fases: na ação familiar, na ação governamental e na política de gestão de pessoas dos órgãos”, observou. “Com este projeto, o Ministério Público sai na frente para oportunizar o crescimento profissional, intelectual e pessoal de seus colaboradores”.
A professora Rosana Navarro Molina, da Faculdade Metodista, uma das parceiras do projeto CrerSer, enalteceu a iniciativa do Ministério Público em proporcionar o acesso à educação superior ao seus colaboradores. “Esse é um momento histórico, não só para o Ministério Público, mas para a educação como um todo”, acentuou.