COSTA MARQUES - Dono de auto-escola é acusado de falsificar atestados médicos, psicológicos e de cursos teóricos

COSTA MARQUES - Dono de auto-escola é acusado de falsificar atestados médicos, psicológicos e de cursos teóricos

COSTA MARQUES - Dono de auto-escola é acusado de falsificar atestados médicos, psicológicos e de cursos teóricos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Operação de fiscalização da Corregedoria Geral do DETRAN/RO continua a todo vapor. Mesmo as cidades onde ainda não há biometria são alvo de fiscalização nas auto-escolas. Na última sexta-feira a Comissão Permanente de Fiscalização da Corregedoria chegou de surpresa na cidade de Costa Marques e autuou uma auto-escola por falsificação de atestados médicos, psicológicos e certificados de cursos teóricos de 1ª CNH. O proprietário foi preso.
Com essa prisão sobe para 04 (quatro) o número de Auto Escolas flagradas pela Corregedoria Geral do Detran praticando fraudes em emissão de CNHs. A operação é comandada pelo Delegado de Polícia e Corregedor Geral do Detran/RO, Cristiano Lopes Ferreira, e realizada pelos Agentes da Comissão Permanente de Fiscalização da Corregedoria do DETRAN.
Em Costa Marques o proprietário de uma autoe-scola facilitava e muito a vida dos candidatos à habilitação. Mesmo sem ser médico, o agente confeccionava os laudos de exames que os candidatos necessitam para serviços de 1ª CNH e renovação.
As fraudes não paravam por aí. Além disso,”o proprietário da auto-escola também confeccionava Certificados de Cursos Teóricos mediante falsificação de assinaturas de instrutores e dos diretores de ensino”, disse o delegado. Até o aluno se demorasse pra assinar o documento o proprietário assinava em seu lugar. O acusado percorria a zona rural do município com proposta de aulas somente aos sábados e na própria linha que o candidato residia.
Os alunos sequer precisavam ir à auto-escola. Em alguns casos o criminoso desaparecia com os laudos originais e depois incluía um falso no processo.
A Comissão Permanente de Fiscalização compareceu à auto-escola e apreendeu todo o material fraudado. Todos os processos de habilitação da auto-escola que tramitavam na Ciretran de Costa Marques foram suspensos por suspeita de fraude.
O material apreendido será submetido à perícia criminal para fins de produção da prova dos crimes. Os envolvidos serão submetidos a exame grafotécnico. O nome da auto-escola e seu proprietário não foram divulgados pra não atrapalhar o desfecho da operação e da investigação.
Muitos candidatos foram enganados, pois não sabiam dos artifícios ilícitos que o criminoso se valia.
De acordo com o Corregedor Geral do DETRAN/RO, Delegado de Polícia Cristiano Lopes Ferreira, os envolvidos responderão pelo Código Penal e pela legislação do DETRAN. Os crimes são de falsificação de documento público (art. 299), formação de quadrilha (art. 218) e de estelionato (art. 171). As penas se somadas ultrapassam 20 (vinte) anos de prisão. Além disso, a Auto Escola perde seu credenciamento junto ao DETRAN e os alunos terão suas CNHs canceladas.
Dessa forma, quem quer que seja surpreendido fraudando documentos públicos do DETRAN que visem obtenção e renovação de CNHs, está passível de ser preso em flagrante delito.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS