A ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena) recebeu hoje pela manhã a visita do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO). Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), a maior do Congresso Nacional na atualidade, o deputado se reuniu com empresários, jornalistas e autoridades para falar sobre a aprovação do novo Código Florestal brasileiro, ocorrida dia 24/5, e agradecer ao apoio dado pela entidade no processo que levou mais de dois anos até que fosse votado no Plenário da Câmara.
Moreira Mendes falou do significado do novo código florestal que mexe diretamente com milhares de rondonienses e milhões de brasileiros país a fora. Também lembrou da luta enfrenta para a aprovação do novo código, que segundo ele, ao contrário do que pregava uma minoria de ambientalistas sem disposição para o diálogo não trará prejuízos ao meio ambiente. “Essa minoria tinha um propósito claro: atrapalhar a produção brasileira de alimentos, já que somos hoje o segundo maior produtor de alimentos do mundo”, disse.
O deputado destacou o trabalho da FPA não só por ter conseguido aprovar o código mais ou menos alinhado com as aspirações dos produtores rurais, mas também por ter conseguido mudar um pouco a opinião pública urbana a respeito da importância do produtor e da produção de alimentos.
O presidente da ACIV, empresário José Ivanildo, elogiou o trabalho do deputado em relação a aprovação do novo código florestal, que permitiu que o setor produtivo não fosse “engessado”, ao mesmo tempo em que mantém os mecanismos de preservação do meio ambiente. “Sempre defendemos um código onde a proteção ao meio ambiente e a produção agrícola pudessem caminhar lado a lado. E foi isso que aconteceu. É importante esclarecer que a preservação da natureza é o alicerce do novo código, o que se está comemorando é retirada, ou alteração de artigos do texto que trariam prejuízos gigantescos para os produtores rurais, e que em muitos casos inviabilizavam a atividade”, disse o presidente da ACIV.
Participaram também da reunião, o prefeito de Vilhena, José Rover e o presidente do Sindicato Rural de Vilhena, Evandro Padovani, além de outras autoridades.