A sociedade precisa sair às ruas para protestar - Valdemir Caldas

A sociedade precisa sair às ruas para protestar - Artigo

A sociedade precisa sair às ruas para protestar - Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vai-se tornando lugar comum admitir que, se o semelhante comete um erro (para não dizer coisa pior), ao invés de merecer castigo, deve ele ser imitado. Só assim pode ser compreendido o hábito de imaginar que os pecadores não podem ser punidos, porque seus acusadores também os são.

Também já parece ter-se incorporado à conduta do cidadão a crença de que “se eu não fizer vem outro e faz”. Em alguns casos, “se eu não roubar vem outro e rouba”. Isso, é claro, tem justificado o aparecimento de muitas falcatruas, aqui e alhures.
Os exemplos estão aí, para quem quiser vê-los. São obras paralisadas, que, há vários meses, não passam dos esqueletos, serviços pagos e materiais adquiridos a preços superfaturados, dentre outras denúncias cabeludas. Inútil, portanto, é tentar tapar o sol com uma peneira, ou, então, insistir em vestir o manto esfarrapado da ética e da moralidade pública, acreditando que o povo é burro.
A tática de pegar lambari para servir de bode expiatório não funciona. É preciso mergulhar fundo no lodaçal fétido da malandragem e fisgar os tubarões, os que se cevam do dinheiro público, sem que nada lhes aconteça, quando muito uma pequena estada na carceragem da Polícia Federal. E pronto. Nada mais que isso. Depois, os finórios voltam a delinqüir, tranqüilamente.
O Ministério Público não pode deixar a situação passar em brancas nuvens. Antes que se faça luz sobre os fatos, não é intenção do colunista apontar o dedo na direção de ninguém. Há muitas pessoas sérias que não podem, jamais, ser confundidas com reles ordinários.
A população precisa protestar e cobrar providências das autoridades com relação aos recentes episódios envolvendo o erário portovelhense. Se os “caras-pintadas” não tivessem saído às ruas, deixando a decisão apenas nas mãos do Congresso Nacional, dificilmente, teríamos escorraçado do poder um presidente da República, acusado de confundir o público com o privado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS