Seduc incentiva Cinema na Escola

Seduc incentiva Cinema na Escola

Seduc incentiva Cinema na Escola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em março deste ano, a Representação de Ensino do município de Pimenta Bueno criou o projeto “Cinema da Escola”. Incentivado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi implantado nas escolas estaduais Cordeiro de Farias e Raimundo Euclides, onde 180 alunos assistem filmes e discutem temas interdisciplinares como história, ética, linguagem, cidadania e temas de relevância aos que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As sessões acontecem a cada 15 dias, durante quatro horas.
A avaliação da aprendizagem e do alcance dos objetivos do projeto é acompanhada pelos coordenadores através das produções dos alunos, que a cada encontro traduzem em textos o conhecimento sobre os temas tratados buscando, nas leituras complementares sugeridas, maior embasamento teórico.
O projeto vem alcançando sucesso e já conta com adesão de parcerias de empresas privadas para a confecção de camisetas, que também garantiram a doação de notebook para premiar o aluno com o melhor conjunto de produções de textos. Inicialmente o projeto estava direcionado aos alunos do terceiro ano, mas com o sucesso vem ganhando novas adesões de alunos das outras séries do ensino médio, de outros professores e da comunidade.
Para a coordenadora do Cinema na Escola, Socorro Lustosa, “o projeto está proporcionando aos alunos que buscam o conhecimento, o compartilhamento do saber, sem respostas prontas, sem discursos e sem fundamentação teórica. A educação no Estado precisa e deve melhorar para que, em um futuro próximo, nossos alunos, futuros profissionais, possam concorrer de igual para igual no mercado de trabalho nacional, para que não precisem ficar limitados às fronteiras de Rondônia, e para que seja assegurada a possibilidade de um verdadeiro avanço cultural”, disse.
O professor idealizador do projeto, Carlos Mendonça, destaca que o objetivo primordial é dar oportunidade para que os alunos tenham oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas. “O projeto pode levá-los a associar a prática, à vivência e aos acontecimentos do mundo que os cerca, para que possam fazer suas próprias leituras, formar suas opiniões e valores e exercer, com amplitude, sua cidadania”, complementa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS