Quem leu
O relatório final da CPI das Usinas, instalada em 2009 pela Assembleia Legislativa à pretexto de “averiguar possíveis irregularidades” vai perceber que o calhamaço de 93 páginas não passa de uma grande enrolação. Na conclusão, os parlamentares que integravam a CPI empurram a responsabilidade de uma série de medidas para o IBAMA, a criação de uma sub-comissão de acompanhamento dentro da própria Assembleia, além da confecção de cartilhas e documentos a serem encaminhados a órgãos, como Ministério Público e Congresso Nacional.
Resumindo
Um monte de conversa fiada, horas e horas de reuniões e interrogatórios que não chegaram a lugar algum.
Por isso
Chega-se a conclusão que a documentação conhecida como “Conexão China”, produzida por um empresário rondoniense é verdadeira e apresenta fortes indícios de que os consórcios realmente andaram pressionando a Assembleia para que o relatório final da CPI fosse amenizado.
Memória
Quem fizer um pouco de esforço vai lembrar que quando a CPI foi instalada, houve um enorme barulho na imprensa. O presidente da comissão, ex-deputado Tiziu Jidalias esbravejava em rádios e programas de tevê que “tinha muita coisa errada”. Aquilo que começou com um estrondo gigantesco, terminou com um som abafado, quase inaudível.
Coincidência
Com as atenções do País voltadas para Rondônia em função da quebradeira de Jirau, ficou perigosa a permanência de uma figura muito conhecida entre políticos e empresários, José Bonifácio Pinto Júnior, o “Boni da Santo Antônio”. Foi providenciado um pedido de demissão baseado em “divergências” com a família Odebrecht. Boni atualmente está “de férias e só depois vai decidir seu futuro profissional”, diz uma reportagem sobre sua saída.
Autorizando
Já que o assunto é energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL autorizou as operações da PCH Ângelo Cassol que tem duas unidades geradoras de 1,8MW de capacidade instalada cada. A planta é da empresa Hidrelétrica Ângelo Cassol. Mas as operações comerciais só serão autorizadas após os resultados dos testes a serem confirmados pela Aneel.
Minério
E a Cancana Resources Corp, empresa canadense com filiais no Brasil recebeu autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM para dar início a uma série de testes geológicos em um “banco de terrenos” pertencentes a empresa em uma área de 11.902 hectares na região de Ariquemes para exploração de manganês (usado para endurecer o aço e outras aplicações). Nos próximos seis meses a empresa pretende estar apta a dar início a extração.
Prosseguindo
O Tribunal de Justiça de Rondônia determinou o prosseguimento do concurso de agente penitenciário da Secretaria de Justiça, que estava paralisado por força de liminar. O desembargador Renato Mimessi havia pedido vistas ao processo e nesta quarta-feira acompanhou o voto do relator, desembargador Elizeu Fernandes e determinou o prosseguimento do certame.
Velhas práticas
O governador Confúcio Moura afirmou que está apurando uma série de denúncias de “maracutais” na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, mas não detalhou. Confúcio pretende tirar o poder da secretaria e repassar aos municípios, para que eles fiquem responsáveis por alguns procedimentos. Tem gente que acha isso uma péssima idéia, já que em cidades pequenas, grupos adversários que estiverem no poder podem usar esse controle para prejudicar uns aos outros. O que o governador precisa fazer é ter o controle, de fato, de suas secretarias e de seus subordinados, que andam fazendo o que bem entendem por aí. Inclusive maracutaias.
Chegou
Nesta quarta-feira um jatinho com cerca de 30 agentes da Polícia Federal em Porto Velho.
No ar
Nesta quinta-feira o Departamento de Comunicação do Governo – DECOM – inaugura na internet seu portal, que vai disponibilizar imagens, textos e vídeos, além de uma série de informações sobre o Estado. O anúncio oficial será feito pelo diretor do Decom, Fred Perillo.
Na mira
O Ministério da Educação está notificando faculdades particulares que estariam cometendo irregularidades em relação ao PROUNI, o programa do governo federal que oferece bolsa aos estudantes de baixa renda. Entre as 14 instituições a serem notificadas, está a Faculdade Assis Gurgacz (FAG) de Cascavel (PR), presidida pelo pai do senador Acir Gurgacz, Assis Gurgaz, que também é suplente do filho. A decisão foi publicada pelo secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Irregular
A principal irregularidade que as universidades e faculdades possam ter cometido é deixar de emitir semestralmente o termo de adesão ao Prouni. Isso significaria que as instituições deixaram de ofertar vagas para bolsistas do programa em algum de seus processos seletivos para ingresso de estudantes. As instituições de ensino podem recorrer da decisão ou apresentar suas defesas.
Registro
Morreu nesta quarta, aos 56 anos, Neusa Maria Goulart Brizola, a Neusinha, filha de Leonel Brizola. Ela estava internada desde domingo na Clínica São Vicente, no Rio, com complicações pulmonares decorrentes de uma hepatite. A notícia foi divulgada pelo sobrinho dela, o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), em seu blog. Neusinha, autora da música “Mintchura”, de 1983, foi personagem de escândalos nos anos 80 e 90, quando se envolveu com drogas e brigas com o pai. Em 1993, ela foi presa após visitar um morro carioca com dois amigos. Ela era suspeita de ter ido ao local em busca de cocaína. Anos antes, em 1987, ela foi censurada pelo próprio pai, à época governador do Rio, quando aceitou posar nua para a revista Playboy – a edição foi censurada por Brizola, com quem Neusinha se reconciliou antes da morte dele, em 2004.
Crônico
O vírus da hepatite C (HCV) afeta cerca de 3% da população humana. No Brasil, estima-se que há aproximadamente 2 a 3 milhões de portadores crônicos do HCV. Há poucos relatos de prevalência de HCV no estado de Rondônia, mas foi estimada em 9,7% entre 1999 e 2005 a quantidade de pessoas atingidas pela doença. Em Porto Velho, pesquisadores caracterizaram genótipos de HCV em 58 pacientes crônicos infectados pelo HCV e descobriram que das 58 amostras, 22 foram positivas para o fragmento NS5B e seqüenciados com sucesso. Descobriram ainda que o genótipo 1b foi o mais prevalente nessa população (50%), seguido de 1a (27,2%), 2-B (13,6%) e 3 (9,0%). Este estudo é o primeiro relatório dos genótipos do HCV do Estado de Rondônia e subtipo 1b foi encontrado para ser o mais prevalente. Este subtipo é comum principalmente entre as pessoas que têm uma história prévia de transfusão de sangue, mas estudos mais detalhados, com um número maior de pacientes são necessários para compreender a dinâmica do HCV na população do Estado de Rondônia. Os autores da pesquisa foram Deusilene Vieira, Monica Alvarado-Mora, Livia Botelho, Flair Carrilho, João Pinho e Juan Salcedo. Os resultados da pesquisa foram publicados no Jornal de Virologia 2011, 8:165.
Contatos