A nova agência do banco Itaú Unibanco inaugurada ontem em Porto Velho-RO, na av. Rio Madeira, inaugura também na cidade um novo e perigoso padrão de insegurança nas agências bancárias, isto porque não está dotada de porta giratória com detector de metais, item essencial de proteção para os trabalhadores e clientes que permanecerem naquele local.
O Sindicato dos Bancários (SEEB) aproveitou a cerimônia para denunciar a insegurança e os perigos decorrentes dessa postura reprovável do banco às autoridades presentes, o Ten. Coronel PM Marco Antônio, o Ten. Coronel BM Gregório e ao Deputado Estadual Zequinha Araújo, que falou aos presentes que a porta giratória com detector de metais é um dispositivo de segurança essencial para garantir tranqüilidade a todos que trabalham em bancos, bem como aos clientes e usurário.
O presidente do sindicato, Cleiton dos Santos, - que retornava de viagem de Cuiabá-MT, onde se reuniu com Sônia Rocha, presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito (FETEC-CN), e Arilson Silva, presidente do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso, onde definiram ações conjuntas entre as Entidades junto as Secretarias de Segurança dos Estados de Rondônia e Mato Grosso – cobrou do superintendente do banco a revisão do projeto da dependência e a instalação do item de segurança.
Os diretores do SEEB continuaram hoje o protesto e fecharam agência no que seria o primeiro dia de atendimento ao público, “o maior banco privado do País não pode economizar na segurança dos trabalhadores que promoveu em 2010 o maior lucro da história das instituições financeiras” disse José Toscano, diretor Jurídico do SEEB e funcionário do Itaú.