Capacitação de servidores será feita em conjunto entre órgãos do Judiciário

Capacitação de servidores será feita em conjunto entre órgãos do Judiciário

Capacitação de servidores será feita em conjunto entre órgãos do Judiciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e demais órgãos ligados ao Judiciário serão capacitados em conjunto, graças a acordo de cooperação técnica já existente entre as instituições. Uma reunião realizada nesta terça-feira, 22, no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 14ª Região), entre os representantes dos setores competentes da área de cada órgão, serviu para alinhar o planejamento das capacitações previstas para 2011 e propor as ações conjuntas nos pontos comuns. "Dessa maneira otimizamos recursos e potencializamos a quantidade de participantes por evento", explicou Carla Janaína, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Capacitação do TJRO.

O acordo de cooperação, uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, prevê desde a aquisição de materiais em processos integrados até a formação e aperfeiçoamento do corpo técnicos dos tribunais, incluindo a contratação de instrutores, alimentação dos participantes, entre outros itens necessários para que o servidor seja qualificado. A finalidade é economia nos custos, rapidez nos procedimentos e a transparência nos gastos públicos.

Durante o encontro de programas detectou-se que alguns cursos podem ser compartilhados pelos servidores dos diversos órgãos: licitação e contratos, retenção na fonte de tributos e contribuições sociais na contratação de bens e serviços no setor público e ainda Libras (linguagem de sinais). A reunião proporcionou também a troca de ideias e experiências, como a do TRE, que lotou surdo-mudo em áreas estratégicas para que os servidores exercitem a Libras.

Para o presidente do Tribunal de Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, o compartilhamento de conhecimentos, práticas administrativas e tecnologias só traz benefícios à prestação jurisdicional ao cidadão. Ele assinou, em abril do ano passado, junto com os demais representantes dos Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região, Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral um termo aditivo do acordo existente para reforçar essa política. "Só temos a ganhar com a cooperação", finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS