Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Cresce a procura por medicamentos gratuitos em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há pouco mais de um mês em funcionamento, em Porto Velho, o programa ‘Saúde Não tem Preço’ do Ministério da Saúde, que distribui medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, a procura pelos medicamentos tem sido cada vez maior. Com duas agências da Farmácia Popular na Capital (Centro e zona Leste), a gratuidade dos medicamentos tem atraído cada vez mais pacientes ao programa.

Segundo Jaçoneide Vieira, diretora do programa no município, o sistema de dados ainda não gerou relatórios, sobre o número de medicamentos gratuitos distribuídos desde o início do programa, mesmo assim é notória a grande procura pelos remédios de hipertensão e diabetes. Dos medicamentos disponibilizados pelo programa Saúde Não tem Preço, apenas o medicamento de hipertensão Losartana ainda não se encontra disponível no estoque da Farmácia Popular em Porto Velho. “De acordo com o fornecedor a medicação estará disponível no estoque até o fim do mês”, explica a diretora.

 Gratuidade

 A medicação entregue não será paga, mas será emitida uma nota fiscal em duas vias, no campo do valor haverá apenas zeros. Uma via fica assinada na farmácia e a outra é entregue à pessoa que buscou o medicamento. “Durante trinta dias, outro medicamento do mesmo já recebido, não poderá ser entregue novamente, somente após esta data”, detalhou.

 O convênio da Prefeitura com o Ministério da Saúde no programa alavancou a procura pelos medicamentos. A Farmácia Popular no programa atende ao público com medicamentos através de receitas com validade de quatro meses. Os medicamentos são liberados aos pacientes mediante a apresentação dos seguintes documentos: CPF, RG da pessoa da receita. Nas farmácias particulares os medicamentos já estão disponíveis desde a publicação da Portaria nº 184 do Ministério da Saúde. Nas Farmácias Populares entrou em vigor a gratuidade no último dia 14, segunda-feira.

 Endereços

 Maiores informações basta ligar nos telefones: 3901-2820, 3901-3247, 3901-3114 com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 18hs e aos sábados das 8h às 12h. Duas Farmácias Populares sendo uma na Rua Joaquim Nabuco nº 2301 e a outra (zona Leste) Rua Amador dos Reis nº 3563 em frente a Policlínica Hamilton Gondim.

 Prevenção

 De acordo com informações do Ministério da Saúde, 60% das mortes que ocorrem em todo o mundo são causadas por doenças crônicas, principalmente as doenças cardiovasculares (18 milhões) e diabetes (1,1 milhão). Do total de mortes, 80% estão concentradas em países de média e baixa renda. A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) apontou que no ano de 2008, 14% da população brasileira preferiram ter um diagnóstico médico de hipertensão arterial e 3,6% diabetes. No ano de 2009, ocorreram 308.466 óbitos por doenças cardiovasculares e 47.718 óbitos por diabetes na população brasileira, o que representa 34% do total de óbitos ocorridos no Brasil.

 No que se refere aos aspectos relacionados à assistência farmacêutica, foi constatado que com a expansão do acesso aos medicamentos essenciais para o tratamento destas doenças, aproximando a capacidade do programa em atender o incremento da demanda que virá do fortalecimento do sistema de saúde e da atenção básica, vai permitir à sociedade, diagnósticos e tratamentos mais precoces, além das ações essenciais de prevenção e de promoção.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS