TRABALHO E EMPREGO - Sine Municipal tem vagas, porém a inexperiência e falta de alojamentos dificultam contratação

O Sine Municipal, diariamente têm uma oferta média de vagas de empregos de mais de 700 colocações, destas, 80% são para a construção civil. Mas, dois problemas estão impedindo que as vagas sejam preenchidas, o primeiro é a falta de experiência e de qualif

TRABALHO E EMPREGO - Sine Municipal tem vagas, porém a inexperiência e falta de alojamentos dificultam contratação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sine Municipal, diariamente têm uma oferta média de vagas de empregos de mais de 700 colocações, destas, 80% são para a construção civil. Mas, dois problemas estão impedindo que as vagas sejam preenchidas, o primeiro é a falta de experiência e de qualificação, a segunda está relacionada com a migração de trabalhadores que buscam na capital espaço para trabalhar. Neste caso, muitos trabalhadores não têm onde morar, e ao se apresentarem no local do emprego pedem que também sejam alojados, e como não tem possibilidade, a mão de obra é dispensada.

De acordo com Roseane Moraes, chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador (DIAT), “entre estes profissionais dispensados por falta de local para dormir no local do emprego, estão muitos qualificados, que é justamente uma das exigências do mercado, mas o patrão não tem como dar guarida no local do trabalho”, apontou.

O Sine Municipal está ligado à secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), através do departamento do Trabalho e Qualificação (DTQ). Toda recepção e encaminhamento realizado pelo Sine Municipal, está ligado diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Sine está preparando uma nova série de capacitações e atualizações de profissionais para atender à demanda, principalmente, da construção civil que tem absorvido uma grande parte do mercado.

Como amostragem desta realidade, para o dia 17, quinta-feira, o Sine Municipal abriu quase 500 vagas para ajudante de obras, 50 carpinteiros, 50 pedreiros e 50 serventes. As demais vagas são para o mercado doméstico e comercial. Roseane destacou ainda, outro fator que está contribuindo para esta dificuldade de se empregar na área de serviços particulares, “existe muitas vagas para empregadas domésticas, temos no momento 11, mas as candidatas não querem trabalhar fixas nas residências, e sim como diaristas. O mercado de Porto Velho para este tipo de mão de obra ainda está evoluindo, e a maioria das solicitações de vagas por parte dos patrões é para a empregada doméstica”, revelou.

Outros profissionais também estão cotados para o trabalho, incluindo com nível técnico, especializado em vendas no varejo e atacado. Para mais informações os interessados devem se dirigir até a Rua José do Patrocínio, 852, entre Gonçalves Dias e José Bonifácio, no centro. E pelos e-mails (sinemunicipal@portovelho.ro.gov.br); (sinemunicipalpvh@hotmail.com) e (sinemunicipalpvh@gmail.com), ou ainda pelos telefones (69) 3901-3181 - 3901-3182/3213,  do horário das 08 horas até as 14 horas, de segunda à sexta-feira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS