Ex-PGR Aristides Junqueira ministra palestra no Dia Nacional do Ministério Público

Ex-PGR Aristides Junqueira ministra palestra no Dia Nacional do Ministério Público

Ex-PGR Aristides Junqueira ministra palestra no Dia Nacional do Ministério Público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fortalecimento do Ministério Público na sociedade sob a perspectiva de seus membros foi o foco da palestra do ex-Procurador-Geral da República Aristides Junqueira a Promotores e Procuradores de Justiça, nesta terça-feira (14), em evento que marcou o Dia Nacional do Ministério Público, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. “A um membro do MP não basta o domínio da ciência do Direito. Outros atributos lhe são exigidos”, disse.

Dando relevo ao perfil necessário a um Promotor e Procurador de Justiça para o bom exercício da carreira, o palestrante, hoje Procurador da República aposentado, estabeleceu como princípio básico para o eficaz desempenho das atribuições a clara concepção do que é ser um servidor público. “Somos investidos no cargo para prestarmos um serviço ao povo e devemos fazê-lo com humildade”, afirmou.
No evento que teve como tema 'O Ministério Público no Terceiro Milênio', o Procurador da República relacionou o avançar e fortalecimento da Instituição na sociedade ao proceder de seus membros. “Não há uma instituição forte se seus membros não o forem”, ressaltou. “Não podemos esquecer que a independência funcional, a altivez e a determinação no agir não são atributos antagônicos à prudência, à humildade e à singeleza no trato. Ser prudente, sem ser omisso; ser humilde, sem ser vassalo; ser afável no trato, até na discordância”, completou.
Em sua participação no evento, o palestrante, o primeiro Procurador da República a exercer o cargo na vigência da Constituição Federal de 88, falou de sua trajetória na carreira do Ministério Público, ressaltando as mudanças constitucionais que conferiram à Instituição uma atuação mais ampla em favor da sociedade e fez uma reflexão sobre o momento presente da Instituição. “Atuar no Ministério Público exige trabalho árduo e constante. Exige desprendimento, abnegação, sacrifício pessoal. Exige despojamento das vaidades pessoais, equilíbrio emocional em qualquer manifestação escrita, falada e de mera conduta social. Temos que seguir esses conceitos hoje e sempre”, disse.
Retrospectiva Institucional
O evento que marcou o Dia Nacional do Ministério Público foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que falou da importância da data como estímulo para o prosseguimento da lida institucional na defesa dos interesses da coletividade. O caminhar em direção a um Ministério Público cada vez mais social também foi lembrado pelo Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgão coordenador do evento. Também presente, o presidente da Associação do Ministério Público, Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, ressaltou a importância de a Instituição rever as ações do passado e pensar no futuro.
Como forma de revisitar as conquistas do MP-RO, o evento, que também teve a presença de Promotores e Procuradores de Justiça aposentados, apresentou um breve histórico institucional, elaborado pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Scherer.
O discurso do Procurador de Justiça lembrou a instalação do Ministério Público rondoniense, em 1982, perpassando também pela formação inicial da Instituição, primeiro concurso para ingresso na carreira e outras conquistas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS