Profissionais em Medicina de Família e Comunidade recebem Moção de Aplauso na Câmara Municipal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Câmara Municipal de Porto Velho homenageou nesta segunda-feira (06), os profissionais que atuam na área da Medicina de Família e Comunidade no Município de Porto Velho. A homenagem atendeu requerimento da vereadora Mariana Carvalho (PSDB) e ocorreu em alusão ao dia 5 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Médico de Família e Comunidade, instituído no município através da Lei Nº 1.822/2009, também de autoria da parlamentar.
A sessão solene transcorreu tendo à mesa, além do presidente Hermínio Coelho e da primeira-secretária Elis Regina, os seguintes representantes dos profissionais homenageados: Dr. Ricardo Amaral, presidente da Associação Médica de Rondônia; Sr. Marcuce Antônio Miranda dos Santos, enfermeiro do Posto Caladinho; Dr. Marcos Berti, diretor da SAMU; Dr. Robinson Cardoso, Presidente da Associação Rondoniense de Medicina de Família e Comunidade; e Dr. Luiz Eduardo Maiorquin, secretário – adjunto da SEMUSA.
Na ocasião foram entregues 640 certificados de Moção de Aplauso a médicos, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e demais profissionais integrantes das 74 equipes que atuam em Porto Velho na Medicina de Família e Comunidade.
A data de 5 de dezembro, pela primeira comemorada oficialmente no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho, foi escolhida por ser o dia de nascimento da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), única associação em território nacional com o direito de promover concursos para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade.
“Esta é uma justa homenagem aos profissionais que atuam na Medicina de Família e Comunidade. Apesar de pouco conhecidos, estes profissionais atuam em quase todo o Brasil, tanto na saúde privada quanto na esfera pública, em postos de Saúde e na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Em Porto Velho existem 74 equipes com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes comunitárias de saúde, psicólogos, nutricionistas, dentistas e auxiliares. São 50 atuando na zona urbana do município e outras 24 atendendo a zona rural”, ressaltou a vereadora Mariana Carvalho ao saudar os homenageados do alto da tribuna.
O que faz um Médico de Família e Comunidade
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde e por levar em consideração a inserção do paciente na família e na comunidade.
Reconhecida desde 1981 pelo Ministério da Educação, por intermédio da Comissão Nacional de Residência Médica, com o nome de Medicina Geral e Comunitária, no ano de 2002, em atenção à proposta da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) ganhou nova nomenclatura por intermédio de uma resolução conjunta do Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica.
Das 54 especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) a Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a única especialidade clínica que tem como campo de prática e estudo todas as pessoas de todas as idades e ambos os gêneros, de maneira continuada e integral resgatando a relação médico-paciente prejudicada pela grande fragmentação decorrente da ultra-especialização da medicina.
Segundo a literatura mundial, trabalhando em equipe multiprofissional, a resolutividade desses profissionais alcança percentuais positivos em torno de 80% das questões que demandam Atenção Primária à Saúde (APS) compreendida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alicerce dos sistemas de saúde mais qualificados, justos e com custos-benefícios efetivos.
O Médico de Família e Comunidade, portanto, cuida da pessoa como um todo: olha não só para a doença, mas para tudo que está ao redor da pessoa que sofre a doença. Atende as pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças, gestantes e idosos. Não trabalha só no consultório. Além das consultas, realiza visitas domiciliares, faz grupos educativos, etc. Um Médico de Família bem treinado pode resolver mais de oito de cada dez problemas que chegam até ele. Quando há necessidade ele pode encaminhar os pacientes para outras especialidades. Também se preocupa com as questões da comunidade. Trabalha quase sempre em equipe, o que qualifica o cuidado prestado à população.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!