Os convidados para a 8ª edição do FestCineamazônia chegam para o evento, que é o maior festival de audiovisual da região. São cineastas, produtores, cantores, intelectuais, artistas e demais convidados do Brasil e de outros países. Entre os que já estão n
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os convidados para a 8ª edição do FestCineamazônia chegam para o evento, que é o maior festival de audiovisual da região. São cineastas, produtores, cantores, intelectuais, artistas e demais convidados do Brasil e de outros países. Entre os que já estão na Capital, os cantores Nilson Chaves e Celso Viáfora que fazem show na noite de hoje, na abertura. O FestCineamazônia acontece de 9 a 13 de novembro, no Teatro Banzeiros.
A partir desta 8ª edição, o festival vem com mudanças. Shows musicais farão parte do evento, num encontro cultural de música e cinema. O mestre de cerimônia será o ator Fidélis Baniwa, que interpretou o índio Karipuna na mini-série Mad Maria, da Rede Globo. Baniwa é indígena do Alto Rio Negro e tem trabalho reconhecido na TV, cinema e teatro.
A mostra principal será exibida no Teatro Banzeiros, no Centro da Capital, e paralelamente, acontecem as mostras: Cinema nos Bairros, Cinema no Circo, A Escola Vai ao Cinema, Cinema no Terreiro e Mostra Arco Iris. Esta é uma forma de inclusão social, levando cinema, vídeo e cultura para comunidades sem salas de projeção. Toda a programação do festival é gratuita.
O festival mantém as oficinas técnicas de aperfeiçoamento profissional. Neste ano duas oficinas serão oferecidas: Cinema de Guerrilha, uma forma econômica de se fazer audiovisual, e, Cinema na Escola: Ver e Fazer voltada para professores que utilizam o audiovisual como ferramenta pedagógica.
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!