Somos os comediantes do Brasil - Por Vinícius Canova

Somos os comediantes do Brasil - Por Vinícius Canova

Somos os comediantes do Brasil - Por Vinícius Canova

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O que é que o Brasil conhece de Rondônia? Sinceramente, eu não posso avaliar a real concepção dos que os de fora têm sobre o nosso Estado. O que sei, é que estamos virando uma fábrica de comediantes – mesmo que a intenção não seja fazer comédia, e sim jornalismo, pasmem –, mas não estão rindo conosco, estão rindo de nós.

Quem é que na internet nunca ouvir falar do Vanessão de Ji-Paraná? É um dos personagens mais acessados do YouTube, O vídeo do travesti já foi acessado mais de 3 milhões de vezes pelos internautas do Brasil inteiro, quiçá do mundo.
 
 Também em Ji-Paraná, o Brasil conheceu oJoão Nerval – ‘o ladrão muito louco’, segundo desígnio de quem postou o vídeo, mas acabou sendo conhecido como ladrão sincero, pois repetidas vezes disse que nunca deixaria de roubar, que é essa a profissão dele, e que ele, na qualidade de criminoso, estava provendo emprego para os profissionais da segurança pública e do judiciário. Pode uma coisa dessas?
 
Em Porto Velho, o protagonista é o Fagnaldo, morador de rua que já foi preso várias vezes pela Polícia, mas sempre volta para cometer pequenos delitos. Um dos vídeos de mais sucesso é um em que editaram uma de suas reportagens e fizeram uma espécie de funk. Mais um retrato da graça que as pessoas vêem em nosso Estado.
 
Há tempos atrás, o personagem Jeremias muito louco, de Caruaru em Pernambuco estourava na internet. O bêbado prolixo era motivo de chacota do entrevistador, que por diversas vezes o incitava a dizer besteiras. O vídeo bombou, e até hoje é um dos mais vistos do youtube.
 
A partir disso, a população passou a buscar vídeos com o nome ‘Sem meias palavras’, titulação do programa policial em que Jeremias apareceu e fez tanto sucesso, fazendo com que a emissora de televisão que fazia a transmissão, mudasse sua linha editorial, e tirando sarro de todos os presos para bombar na internet.
 
A última peripécia do nosso Estado foi postada pelo blog naointendo, um dos blog’s humorísticos mais acessados do Brasil. No vídeo, um repórter de Ji-Paraná conversa e pede explicações sobre uma ocorrência policial para uma moça muda – que seria uma das envolvidas –, deixando-a falar por cerca de 20 segundos, depois ironicamente olha para a câmera e diz: - entenderam?
 
Enquanto fala, a câmera dá close no rosto da moça, e qualquer possibilidade do espectador de olhar os movimentos da mulher sem fala são vetados. Claramente a reportagem é feita para as pessoas rirem, não tem qualquer cunho informativo, e infelizmente, é isso que as pessoas têm que ver. Se as divertem realmente, não sei, mas a finalidade é errada.
 
Esqueçam Jeremias e os vídeos mais engraçados do Brasil; já estamos a caminho da piada pronta brasileira. Se a reportagem policial não serve mais para coibir crimes e alertar a população, o Brasil poderá a partir de agora rir de nossa gente, que é retratada e destratada sem pudor algum. Somos obrigados pelos “nossos” à imputação da pecha de palhaços. É isso o que Rondônia tem a mostrar para o Brasil? Espero que não.  
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS