EXPEDIÇÃO Príncipe da Beira - SESI Porto Velho leva alunos na rota da história

EXPEDIÇÃO Príncipe da Beira - SESI Porto Velho leva alunos na rota da história

EXPEDIÇÃO Príncipe da Beira - SESI Porto Velho leva alunos na rota da história

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo – SESI Escola unidade Porto Velho, neste último final de semana(20 a 24) deu continuidade ao projeto educacional “Aprendendo in loco Na Rota da História”. Que é uma proposta inteligente para  alunos do ensino médio com o foco de humanizar as relações com professores, aumentar a motivação nos estudos e criar uma cultura de resultados  com um aprendizado vivencial.

Nesta expedição, a direção da instituição contou com a parceria da empresa de turismo e esportes Amazônia Adventure que foi representada pelo experiente turismólogo José Calixto que preparou todo o roteiro da expedição. Com a supervisão de Neila Cristina e coordenação dos professores (Luciana Dermani, Mônica Apolinário, Sussileide Morais, Daniele Martins e Tatiana Ribeiro)  partiram para mais uma expedição com destino ao município de Costa Marques/RO, na busca de séculos de história viva que se encontra em meio a ruínas dentro da floresta amazônica.

Trata-se do Real Forte Príncipe da Beira. Localizado na margem direita do rio Guaporé, fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia, é o mais antigo monumento histórico de Rondônia. Sua construção foi iniciada em 2 de junho de 1776 pelo engenheiro Domingos Samboceti, que faleceu de malária durante a obra; e concluída em 20 de agosto de 1783 pelo capitão engenheiro Ricardo Franco de Almeida e Serra.

Sua construção teve o objetivo de consolidar a posse da coroa portuguêsa sobre as terras à margem direita dos rios Guaporé e Mamoré, no extremo noroeste do Brasil. Localiza-se há mais de 3.000km do litoral, em ponto ainda hoje de difícil acesso.

 

Ao início da obra, disse dela o Governador da Província de Mato Grosso Luis Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, em junho de 1776: "A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei, nosso Senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê,... é serviço de Portugal. E tem de se cumprir."

A ata da cerimônia de lançamento consagra os quatro baluartes que teria a fortificação a Nossa Senhora da Conceição e Santa Bárbara, adjacentes ao rio; a Santo Antonio de Pádua e Santo André Avelino, os que corresponderiam aos anteriores, nesta ordem, voltados para a floresta.

O Forte é um quadrado com 970m de perímetro, muralhas de 10m de altura e seus quatro baluartes são armados, cada um, com quatorze canhoneiras, construído de acordo com o sistema Vauban. No entorno, um profundo fosso somente permitia ingresso através de ponte elevadiça que conduzia a um portão com 3m de altura, aberto na muralha norte. No interior haviam quatorze residências para o comandante e os oficiais, além de capela, armazém e depósitos.

"A leitura geográfica e histórica da paisagem permite analisar e compreender como, em todos os tempos, gerações ou grupos sociais e culturais marcam o espaço e constroem os atributos que identificam um lugar e seu patrimônio" - Cada um de nós compõe a sua própria história.

                                        http://www.amazoniadventure.com/galeria_view.php?codigo=173

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS