Na TV, Confúcio pede o apoio da população para a construção da nova Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Peço aos rondonienses que me ajudem a construir a nova Rondônia que proponho”, resumiu neste sábado (09) o vencedor do primeiro turno da eleição para o governo do Estado Confúcio Moura (PMDB).
Ele concedeu entrevista ao programa “Via Sat”, da TV Candelária (Rede Record), em Porto Velho. Confúcio Moura confirmou ao jornalista Sérgio Melo - que o entrevistou juntamente com o apresentador Léo Ladeia - que seu plano de governo foi concebido de forma aberta, embora seja definitivo em seus fundamentos.
A concepção, conforme explicou Confúcio, atendeu ao propósito de ter um plano consistente, mas aberto às novas demandas da população e às melhores propostas dos candidatos que aderiram à sua candidatura neste segundo turno.
O candidato aliancista assumiu o compromisso com “a gestão eficiente, que trate com zelo os recursos públicos e instale um combate sem tréguas ao desperdício”, e renovou suas propostas de mudança e renovação radicais.
Defendeu ainda um ajuste da “Lei do Zoneamento” e de outros mecanismos de que o Estado dispõe, a regularização das terras, o licenciamento das propriedades, a legalização da atividade madeireira, o combate às queimadas e a modernização da agricultura. “Com estas medidas e o novo Código Florestal vamos pacificar Rondônia”, ressalvou.
Outras propostas
Na saúde, pregou a atenção básica, a gestão eficiente, os sistemas de controle, o fim da má vontade na prestação do serviço, as parcerias com entidades sociais, os consórcios entre prefeituras, a regionalização do setor (instalação de centros em Vilhena, Ji-paraná, Cacoal, Ariquemes e reforço na capital) e a capacitação do pessoal.
“O chefe de uma unidade de saúde tem que saber fazer saúde. Vamos promover a saúde de modo que o povo possa sair falando bem do serviço ao ser atendido”, estabeleceu.
Para Confúcio Moura, candidato da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), a chave para combater a violência e garantir a segurança é salvar a juventude. “Escolas boas, igrejas mobilizadas e participação das famílias também são segurança pública”, pregou, argumentando que essa é a fórmula barata para diminuir os índices de criminalidade.
Sobre educação, destacou a melhoria do ensino rural como um dos objetivos do seu governo, com “escolas de alternância”, onde os filhos dos agricultores possam aplicar no campo, logo após um período de aulas, os conhecimentos adquiridos. “A nova escola tem que ser aberta e adequada às novas tecnologias, combinando os sistemas presencial e o ensino à distância, com funcionamento 24 horas por dia”, defendeu.
Por fim, após destacar que a região de Guajará-Mirim soube preservar suas florestas, mas vive uma letargia econômica, Confúcio Moura assumiu o compromisso de criar uma comissão de estudos de alto nível, com a participação de técnicos da Unir, para a elaboração de projetos de desenvolvimento e crescimento econômico, compatibilizado com a conservação ambiental.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!