Audiência Pública definirá funcionamento do Hospital Regional de Cacoal

Audiência Pública definirá funcionamento do Hospital Regional de Cacoal

Audiência Pública definirá funcionamento do Hospital Regional de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), destacou no inicio desta semana a importância da realização da audiência pública, que trata do funcionamento do Hospital Regional de Cacoal. Para Katatal, essa audiência irá marcar um diferencial no que tange a competência do atendimento na saúde em Cacoal, uma vez que todos os municípios envolvidos deverão estar representados. A Audiência Pública que acontece nesta segunda-feira (30), ás 15h00min, no Auditório da UNIR, Campus de Cacoal, reunirá representantes dos Poderes Legislativos, Executivos, além de Secretários e Técnicos da Saúde dos municípios compreendidos pela região de Ji-Paraná a Vilhena.
 
Segundo o presidente essa audiência é de suma importância, pois traçará os caminhos para o funcionamento do Hospital Regional. Segundo ele é uma forma democrática onde todos os segmentos envolvidos poderão dirimir suas duvidas, bem como apresentar sugestões para adequação do funcionamento. “Vivemos em um País democrático e as audiências públicas têm essa característica de oportunizar as discussões entre gestores públicos e comunidade, para que juntos, possam buscar o direcionamento para a melhor prestação dos serviços públicos”, disse Katatal, ressaltando que, neste caso em especifico a discussão se torna ainda mais necessária, uma vez que, envolve vários municípios da região.        
 
Donizete João da Silva, gerente Regional de Saúde, explicou que a Audiência tem por objetivo apresentar as lideranças e gestores públicos dos municípios da região, que compreende os municípios da região de Ji-Paraná a Vilhena, o perfil do Hospital Regional de Cacoal. Segundo Donizete, a unidade de saúde que atenderá média e alta complexidade entrará em funcionamento a partir do dia 07 de setembro, por isso a necessidade de estabelecer parâmetros para o atendimento.         
 
Estabelecer um processo de regulação das relações gestoras entre a rede de hospitais, postos de saúde dos municípios e o Hospital Regional, pode ser uma das alternativas para elaborar o plano de atendimento para o Hospital Regional. Para o presidente da Câmara de Cacoal, o HR não pode se transformar em pronto socorro, uma vez que cada município é obrigado a oferecer esse atendimento disse o presidente, ressaltando que o fato de encurtar a distância nos atendimentos de média e alta complexidade, não quer dizer que os municípios devam fazer saúde com ambulância.
 

Katatal também chamou atenção para a necessidade de uma reavaliação em relação à descentralização dos atendimentos em Cacoal. O hospital Regional não irá resolver os problemas da saúde em Cacoal, a única diferença é que, com o funcionamento total do HR, não será necessário encaminhar pacientes a Porto Velho, por outro lado teremos os pacientes de todos os municípios da região aqui. “Aqueles que não são alta complexidade acabarão abarrotando as nossas unidades de saúde”, finalizou o presidente, destacando ainda que a Unidade Mista deveria funcionar apenas como pronto socorro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS