O senador Acir Gurgacz, no plenário do Senado, nesta quarta-feira (18) chamou a atenção para os incêndios nas florestas de Rondônia. Ele disse que a fumaça decorrente desses incêndios causa problemas de saúde e aumenta o número de acidentes nas rodovias. Gurgacz assinalou que há alguns anos a fumaça vinha de queimadas irregulares, mas agora, garante, a seca é a grande responsável. Segundo Acir Gurgacz, nesta época do ano a vegetação fica mais seca devido à friagem que resseca a pastagem, contribuindo para o surgimento de um maior número de queimadas, sejam elas acidentais ou por falta de orientação adequada para o manejo do solo.
Acir Gurgacz disse ainda entre agosto e setembro, o clima de Rondônia muda drasticamente, ficando imerso em fumaça. Segundo o Acir, a baixa visibilidade para o trânsito de carros e caminhões e aumentou em 20% o número de acidentes nas rodovias em comparação ao ano passado. “Muito desses incêndios observados à beira das estradas são causados por pontas de cigarro atiradas pelos motoristas e acabam atingindo proporções incontroláveis”, explica.
Para o senador, que esteve com o presidente Luís Inácio Lula da Silva sobrevoando o Estado de Rondônia durante visita do presidente às Usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, foi possível observar que o fogo se alastra em grandes proporções por baixo na vegetação, e que a tarefa do Corpo de Bombeiros não é fácil. “Os soldados do fogo em meu Estado não estão adequadamente equipados para esse tipo de trabalho, esse combate”, argumenta.
O senador salientou que nada é feito, que falta planejamento por parte do governo estadual. “O governo sabe que essa época do ano é de grande risco e que precisa equipar melhor nossos soldados do fogo, dando-lhes condições necessárias para enfrentar os incêndios acidentais, mas nada é feito para por parte do governo neste sentido” ressalta. Gurgacz solicitou ao governo federal que reequipe o Corpo de Bombeiros de Rondônia para o combate a esse tipo de incêndio.