ELEIÇÕES 2010 - Unir realiza o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia

Compareceram no debate os candidatos, Expedito Junior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB), Eduardo Valverde (PT)) e Marcos Susuarana (PSOL). O candidato João Cahula do PPS não pode comparecer ao debate devido compromissos de campanha...

ELEIÇÕES 2010 - Unir realiza o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O primeiro debate dos candidatos ao Governo de Rondônia, que aconteceu neste ultima segunda-feira (17), foi marcado principalmente pela cordialidade entre os postulantes ao cargo de governador. Como o debate foi realizado pela UNIR (Universidade Federal de Rondônia) o foco das questões foram voltadas principalmente à Ciência e Tecnologia.
 
Compareceram no debate os candidatos, Expedito Junior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB), Eduardo Valverde (PT)) e Marcos Susuarana (PSOL). O candidato João Cahula do PPS não pode comparecer ao debate devido compromissos de campanha.
 
Do lado de fora da UNIR milhares de militantes e partidários dos quatros candidatos fecharam a rua em frente à universidade e acompanharam o debate em um telão colocado para que todos pudessem acompanhar o desempenho de seus candidatos simultaneamente.
 
Logo no inicio, um pequeno embate com os organizadores do debate envolvendo o candidato Marcos Susuarana chamou a atenção dos presentes no salão nobre da UNIR, o candidato se atrasou e de acordo com as regras foi impedido de participar do debate, porém após alguns protestos dos seus assessores que estavam presentes no local e da permissão dos outros candidatos, Susuarana foi convidado a participar do evento, porém apenas a partir do segundo bloco.
 
O primeiro bloco de perguntas teve uma questão em comum para todos, o que fazer com o royalties provenientes das usinas do madeira que serão destinados para investimentos em ciência e tecnologia em Rondônia?
 
Todos os candidatos foram enfáticos em um ponto principal, a criação da Fundação de Ciência e Tecnologia de Rondônia, fundação essa que seria responsável em realizar pesquisas e proporcionar um avanço tecnológico e econômico do estado.
 
Expedito Junior afirmou que essa é uma grande oportunidade de implantar uma nova consciência de avanço tecnológico dentro do 
estado. Confúcio Moura disse que é importante começar esse trabalho pela educação básica. Eduardo Valverde garantiu que se eleito a implantação da fundação será uma das principais metas de governo. Marcos Susuarana afirmou que realmente é muito importante a criação da fundação.
 
No segundo bloco do debate os candidatos responderam a questões enviadas por internautas através do site da UNIR, as perguntas foram colocadas em sorteio. O primeiro candidato a responder foi Eduardo Valverde que ao ser questionado sobre como seria realizado a implantação da Fundação de Ciência e Tecnologia do estado, disse que os recursos para a criação desse órgão virá principalmente dos 2% de royalties oriundos das usinas e mais 1% do caixa do próprio governo.
 
Logo depois foi perguntado ao candidato Confúcio Moura sobre qual seria a sua proposta para a questão referente ao saneamento básico no estado. O candidato garantiu que já havia realizado um projeto referente ao saneamento básico no período em que foi prefeito de Ariquemes, e que o sucesso dessa obra pode servir como exemplo para uma implantação dentro do estado de Rondônia, também disse que será primordial a criação de um plano diretor para a obra.
 
O questionamento feito ao candidato Expedito Junior foi sobre as queimadas em todo o estado, e o que caso eleito, Expedito faria para evitar que essa situação se repita em nosso estado. O candidato foi enfático ao afirmar que um projeto de educação ambiental precisa ser levado aos pequenos e médios agricultores para que eles aprendam como lidar com esse tipo de situação, pois existem muito agricultores humildes que quando chegaram ao estado de Rondônia tinham a total permissão para realizar esses tipos de queimadas, Expedito afirmou que seria injusto colocar a culpa dessa situação nessas pessoas, e o que tem que ser feito é criar e gerir uma nova política ambiental e conjunto com esses agricultores.
 
Marcos Susuarana foi perguntado sobre o que faria para evitar as endemias como dengue e malária dentro do estado. O candidato disse que o combate as endemias deve ser feito com repasse do governo aos municípios além de transferir assessorias técnicas para as prefeituras.
 
Na terceira parte do debate os candidatos realizaram perguntas entre si, porém a grande maioria desses questionamentos girou em torno da implantação da Fundação de Ciência e Tecnologia de Rondônia. O único momento de embate foi quando o Marcos Susuarana perguntou ao candidato Valverde qual era a sua posição em relação a questões como socialização de terras. Susuarana foi advertido pelo mediador da mesa que essa questão não estava inserida no contexto do debate, porém o candidato insistiu que Eduardo Valverde respondesse a pergunta. Valverde respondeu com sobriedade dizendo que esse tipo de situação precisa ser feito com bastante cautela e que o país não vive mais momentos para “utopias” socialistas.  
 
Por fim o primeiro debate foi tranqüilo, característico de um primeiro encontro entre os candidatos, todos ainda estão em um início de confronto, com certeza outros debates virão e dependendo do que os índices das pesquisas e a campanha televisiva estejam apontando os próximos encontros deverão ser com certeza mais acalorados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS