Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerra na próxima sexta-feira, 16, o curso Atendimento Inicial ao Trauma realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) direcionado à médicos que trabalham com urgência e emergência, enfermeiros e acadêmicos de medicina. Aberto nesta terça-feira, 13, o treinamento que ocorre no Teatro Banzeiros, e conta com aulas teóricas e práticas. O curso é ministrado pelo médico Dario Birolini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que é referência no Brasil e no exterior em traumas. Birolini é autor e co-autor de mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e autor ou co-autor de 23 livros. Suas publicações são, em sua maioria, voltadas para as áreas de trauma, emergências cirúrgicas, cuidados pré e pós-operatórios e metabolismo em cirurgia.Como palestrante o treinamento conta com os professores José Pinhata Otoch, Valdir Zamboni, Fernando Antonio Buischi, Walquiria Figueiredo (todos professores da USP) e o médico George Hamilton, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Porto Velho.
 
Números alarmantes
 
Atualmente no mundo o trauma é sinônimo de uma alarmante estatística e representa a terceira causa de morte nos países industrializados, superado apenas pelas doenças cárdio vasculares e neoplasias em todas as faixas etárias, porém se constitui na primeira causa de morte entre os jovens na faixa etária de 10 a 39 anos de idade.“Em Porto Velho, por exemplo, a maioria das mortes, cerca de 30%, são provocadas por causas externas, principalmente acidentes de trânsito. Por isso entendemos que a prevenção é o melhor tratamento, mas uma vez que há falha neste nível, é imprescindível pensar no planejamento do atendimento inicial à este paciente na cena do acidente”, explica o professor Rodolfo Luiz Korte, um dos organizadores do evento.
 
Outra preocupação é com o hospital que realizará as primeiras condutas diagnósticas e ou terapêuticas, assim como também na transferência do paciente para um centro de tratamento definitivo, quando se fizer necessário, e também na fase de reabilitação. Para o diretor do Samu da capital, Pedro Levi, o curso de capacitação proporcionado pela Prefeitura de Porto Velho, é de suma importância para sua equipe que trabalha diretamente com o resgate de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. “Já temos esse procedimento com os paramédicos e é muito importante saber como agir numa situação de emergência para preservar a vida do acidentado que está sendo socorrido”, disse o diretor do Samu.
 
Ele adianta que o traumatizado deve ser considerado como um paciente prioritário, pela potencialidade de sua gravidade, pois pode ter suas funções vitais deterioradas em curto período de tempo, uma vez que o trauma grave freqüentemente produz lesões em vários órgãos dependendo do mecanismo de acidente e da região anatômica do organismo que foi atingida.
 
Prioridade
 
Nos últimos seis anos, a Prefeitura de Porto Velho tem dado atenção prioritária ao setor da saúde. Os investimentos chegaram a duplicar assegurando mais qualidade no serviço que é prestado à população da capital. Com recursos próprios, provenientes dos convênios firmados com o Governo Federal, ou oriundos das compensações dos dois consórcios que constroem o complexo hidrelétrico do rio Madeira (usinas de Santo Antônio e Jirau) o município tem conseguido ampliar, reformar e construir novos postos de saúde tanto na área urbana de Porto Velho como nos distrito.
 
No último final de semana, três unidades foram entregues pelo prefeito Roberto Sobrinho à população das comunidades de Rio das Garças e Aliança e do distrito de São Carlos. E para a próxima semana, está prevista a assinatura da ordem de serviço para a construção do posto de saúde do bairro Nacional, na área urbana da capital.E a política de valorização do setor não está restrita a melhoria das condições físicas das unidades de saúde. Na semana passada, o prefeito Roberto Sobrinho assinou o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da saúde, que concedeu aumento salarial aos médicos e incorporou as gratificações ao salário-base da categoria.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS