A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde, Semusa, trará os maiores especialistas da área de enfermagem, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para intensificar a formação continuada dos profissionais de saúde, um trabalho que vem acontecendo regularmente na gestão de pessoas da prefeitura. Em janeiro deste ano, a Semusa realizou o curso de capacitação emSuporte Avançado de Vida para Traumatologistas,(Advanced Trauma Life Support - ATLS) oferecido aos médicos. .
A parceria entre a Semusa e o Cofen demonstra a credibilidade da formação continuada que esta sendo oferecida aos profissionais da enfermagem. “Esta é uma forma de valorização do profissional da saúde com resultados que vão além do recurso humano, pois a capacitação tem um custo benefício surpreendente para o sistema público de atendimento a saúde. O valor do investimento esta agregado na melhoria do serviço e na auto-estima do profissional”, enfatizou Williames Pimentel, secretário municipal
de Saúde.
No trabalho estão envolvidos os técnicos da assessoria técnica e do departamento de média complexidade, numa ação conjunta para a melhoria do atendimento nos prontos atendimentos e unidades de saúde da rede municipal, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A seleção de profissionais inclui um nivelamento dos conhecimentos para propiciar um alto nível de aprendizagem. No final será apresentado um protocolo elaborado pelos profissionais.
Abertura
No dia 08 de julho haverá uma solenidade de abertura do curso, com entrega de apostilas para ampliar a base de conhecimento teórico dos profissionais. A aula introdutória sobre ATLS, que será uma preliminar para o curso de Cuidados Avançados em Traumas para Enfermeiros (Advanced Trauma Care for Nurses-ATCN), um curso organizado pela Society of Trauma Nurses (STN), nos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento no atendimento ao paciente traumatizado. O curso também terá uma aula especifica para os técnicos de enfermagem..
Mais de 60 enfermeiros estarão envolvidos nos cursos no primeiro momento, sendo priorizada a participação dos profissionais que atendem a zona rural e o Programa Saúde da Família (PSF). As aulas serão oferecidas em quatro turmas, cada uma composta por 16 enfermeiros, com datas diferenciadas. A primeira turma recebe a formação nos dias 12 e 13 de agosto, a segunda nos dias 14 e 15, a terceira nos dias 20 e 21, e a quarta nos dias 22 e23.
O ATCN é ministrado atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®) já oferecido pela Semusa aos médicos da rede. O programa ATCN vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.