O Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, ao lado da secretária de Educação Maria de Fátima, da senadora Fátima Cleide e deputado federal Eduardo Valverde, abriu na noite de ontem, com aula inaugural, no Teatro Banzeiros, centro, às 19h, mais uma edição do curso Pré Vestibular. Oferecido para uma clientela de 670 alunos das escolas públicas, selecionados entre 1596 inscritos. O curso conta com aulas das 19h até às 22h15min, no período noturno, de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana e feriados. "É um curso gratuito para 670 alunos das escolas públicas, selecionados entre 1596." Diz a secretária Maria de Fátima Oliveira.
Para Roberto Sobrinho, o Superação, criado em 2008, é um projeto que a prefeitura tem como uma obrigação. O desafio é melhorar a qualidade do ensino, aplicar vontade política e administrativa para proporcionar o desenvolvimento educacional e profissional. “Na realidade depende muito de vocês. Todos devem se dedicar ao máximo para usufruírem os frutos no futuro. É importante que mergulhem nesta atividade. O sucesso depende exclusivamente de cada um e da intensidade dos estudos. Esqueçam namoradas, namorados, futebol, estudem nos finais de semana, no intervalo do almoço. Quanto maior a dedicação melhor será o resultado”. Ensina o prefeito.
Os parlamentares destacaram a realização do curso que vai facilitar a vida dos jovens que buscam oportunidades no mercado de trabalho. “A preocupação em oferecer à população estudantil um curso de alto nível, sem custo algum é uma atitude que merece todo nosso apoio”. Disse o deputado. Já a senadora Fátima Cleide enfatizou que o administrador público deve ter o compromisso de chegar até as pessoas que necessitam de apoio. “A prefeitura tem preocupação em proporcionar esse atendimento. O prefeito Roberto e a secretária Maria de Fátima estão desenvolvendo um passo muito importante para a profissionalização dos alunos que terminam o ensino médio”.
Durante a aula foram homenageados professores da rede municipal e alunos que participaram das edições anteriores. O estagiário Daniel Douglas Silva Ferreira, participou ao lado do deputado Valverde, da composição da mesa. Ele é da turma de 2008 e agradeceu a realização do curso. “Foi através do curso que consegui aprovação no vestibular da Unir e agora tenho um compromisso com o meu futuro”, disse. O professor de química, Álvaro Costa comentou que o Corujão é um bom exemplo da estratégia para manter os alunos focados no estudo. “As atividades desenvolvidas durante o aulão são memorizadas de maneira fácil. É uma boa idéia, pois ajuda a fixar o que se aprende dentro da sala de aula.” ressaltou Álvaro.
Maria de Fátima complementa que devido ao sucesso do Corujão, mega aula de 12h consecutivas, ele será realizado praticamente todo final de semana. "O sucesso da aula que começa às 18h do sábado e termina às 06h do domingo, com sopão, lanche, atividades lúdicas, e café da manhã, nos força a realizá-lo com mais freqüência. O curso terá duração até meados de dezembro, e os alunos recebem gratuitamente material didático e uniforme”. Estão inscritos estudantes que concluíram o ensino médio e que vão participar do vestibular em qualquer instituição de ensino. Eles freqüentarão aulas em quatro pólos. Escola Tucumã, no Cohab Floresta; Escola Vôo da Juriti, no JK II Escola Maria Isaura, no Costa e Silva, Colégio Interação, no centro da capital. E um em regime de parceria, nas dependências do colégio Mojuca, bairro Nossa Senhora das Graças.