Violência contra criança e políticas públicas são temas de palestra no Ministério Público de Rondônia

Violência contra criança e políticas públicas são temas de palestra no Ministério Público de Rondônia

Violência contra criança e políticas públicas são temas de palestra no Ministério Público de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para encerrar as atividades relativas ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência e Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o Ministério Público de Rondônia realiza uma palestra na sexta-feira (21/5), a partir das 8h30, no auditório da Instituição em Porto Velho, com o advogado Renato Roseno de Oliveira, sobre o tema “A Violência contra crianças e adolescentes e as políticas públicas”. Roseno é assessor e coordenador de Projetos da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente de Fortaleza e fará uma análise crítica dos programas sociais desenvolvidos pelo governo Federal para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.
 
Durante o evento, também será apresentado um panorama da violência contra crianças e adolescentes em Porto Velho pela professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Berenice Tourinho, que possui diversos trabalhos na área.
 
O Ministério Público de Rondônia, que faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem se engajado na luta contra a violência sofrida por crianças e adolescentes, capacitando conselheiros tutelares e levando os agentes comunitários de saúde para coleta de dados para o Disque 100. O serviço Disque 100 é coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e os dados das denúncias recebidas são encaminhados ao Ministério Público e às delegacias Especializadas em Crimes contra Crianças.
 
A cientista social Edna Fernandes Ferreira, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-INF), disse que os dados do Disque 100 ainda não refletem a realidade da violência contra a criança, porque muitas pessoas ainda têm medo de denunciar. “A maioria dos casos de exploração sexual envolve crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, salienta Edna.
 
Em 2009, pelo Disque 100, foram feitas 374 denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Estado de Rondônia, sendo 276 delas em Porto Velho. Dessas denúncias, 102 envolviam vítimas de abuso sexual (13,5%) e 165 violência (21,8%). O número de violência psicológica chegou a 132 denúncias (17,4%) e 90 casos de violência com lesão corporal (11,9%).
 

O total de vítimas de violência chegou a 692, a maior parte do sexo feminino, 376 (66,5%) e 254 (32,9%) do sexo masculino e 9 (0,6%) não tiveram o sexo identificado. Entre a faixa etária, o maior número de casos, 80, tinha 12 anos (11,6%). Entre os suspeitos da prática de violência contra crianças e adolescentes, 335 (53,2%) eram do sexo masculino e 286 (45,5%) feminino. Em relação ao vínculo de parentesco dos suspeitos, 206 (32,8) eram mães, seguidas do pai, 95 (15,1%), padrasto, 59 (9,4%) e madrasta 22 (3,5%). Sessenta e dois dos suspeitos eram desconhecidos (9,9%) e não informados 49 (7,8%).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS