O Filme "Bebel, a Garota Propaganda", do cineasta Maurice Capovilla, feito em 1967, é mais um destaque cinematográfico do mês que homenageia a Mulher no CineOca. Em novo dia, quintas-feiras e no mesmo horário, 20h, o cineclube do Rondônia apresenta gratuitamente, em parceria com o SESC, produções audiovisuais que contribuam para a formação cultural do público. O filme de "Capô", como é conhecido o diretor que já esteve em Porto Velho, questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher.
O CineOca abriu a temporada 2010 no dia 4 de março, com vários filmes de curta-metragem, sobre a pluralidade e a riqueza do universo feminino. No dia, dia 11, “O Céu de Sueli”, de Karin Ainouz, envolveu os expectadores, que participaram empolgados do debate. “É uma proposta do cineclubista discutir e trocar impressões sobre os filmes. Uma maneira de apreender ainda mais sobre o roteiro e a linguagem”, explica Malu Calixto, da diretoria do Cineclube.
Sinopse
Bebel mocinha de família pobre, nasceu num bairro popular de São Paulo. Bonita ela é contratada por um astuto promotor de vendas, Marcos, para ser um símbolo de um novo sabonete. A ser lançado: "Love". A imagem da Bebel chega ao topo do país por meio dos jornais, revistas, televisão, e cartazes. Com isso , ela encontra o sucesso e o dinheiro. Um dia, porém, a campanha acaba e Bebel tem de retornar ao ponto de partida.
Crítica
Luzes Efêmeras
(Carlos Alberto Mattos)
Os originais do romance “Bebel que a Cidade Comeu” ainda estavam datilografados e sem título quando Maurice Capovilla escreveu sua adaptação para o cinema. Capovilla e o escritor Ignácio de Loyola Brandão eram colegas de jornal e de boemia na noite paulistana de 1967. Naquele ambiente, enquanto bebiam e criavam, artistas e intelectuais também se preocupavam com as diabólicas engrenagens da indústria cultural.
Bebel, Garota Propaganda, o filme, acabou por refletir tudo isso, na forma de uma crônica social e política da vida urbana brasileira naquela década. As cenas foram rodadas em bares, restaurantes e estúdios de TV freqüentados pelo show business da época, com participação de diversos cantores, jornalistas e cineastas no elenco. A protagonista, moça pobre vinda de bairro popular, é contratada como modelo de anúncio de sabonete e passa a alimentar sonhos de fortuna e estrelato. No entanto, como toda figura de outdoor cujo destino é ser rapidamente encoberta pela próxima atração, Bebel também verá as luzes se apagarem sobre ela.
Em seu primeiro longa-metragem, Capovilla já sinalizava o grande tema de sua carreira: a curta vida dos heróis de pés-de-barro. Ele talvez seja o autor que mais trabalhou o tema da ascensão e da decadência no cinema brasileiro, tanto em documentários (Subterrâneos do Futebol, O Último Dia de Lampeão), como em filmes de ficção (O Profeta da Fome, O Jogo da Vida, Harmada). Bebel integra-se à perfeição nesse cortejo de personagens que a sociedade se encarrega de iludir e conduzir a um inevitável fracasso.
Mas esse raro e legítimo representante do Cinema Novo paulista é também uma reflexão sobre os impasses da esquerda num momento em que a ditadura militar ainda apresentava sua face menos sinistra. Capovilla criou para seu amigo Fernando Peixoto um papel que não existia no livro de Brandão, o do jornalista no encalço de Bebel. Era uma forma de o cineasta veicular suas próprias indagações sobre o tema. Da mesma maneira, inventou a cena em que o estudante engajado deixa patente sua alienação frente à realidade do bairro operário. Assim como Terra em Trande, de Glauber Rocha, faria logo em seguida, Bebel também confronta os discursos sobre “o povo” com o povo de verdade.
O filme se destaca, ainda, pela caracterização da atriz Rossana Ghessa e pela fotografia de Waldemar Lima (o mesmo de Deus e o Diabo na Terra do Sol).O modelo, aqui, não eram as imagens brutas do cordel nordestino, mas o brilho noturno e enganador da publicidade.
Próximo Filme:
Dia 25/03: Anahi de Las Missiones
Direção Sérgio Silva
Em meio à Guerra dos Farrapos, uma mulher e seus filhos lutam para sobreviver. Abordagem poética, dramática e lúdica de episódios lendários da história do período colonial.