Um grupo Suprapartidário com representantes da Capital rondoniense foi formado na última quarta-feira para organizar a consulta plebiscitária, que acontecerá no dia 28 do próximo mês e decidirá sobre a emancipação da Ponta do Abunã. Do PSDB estiveram Expedito Júnior, Hamilton Casara e João do Vale Neto, ficando o último como representante do partido tucano no grupo suprapartidário.
Os representantes do PSDB se reuniram ainda na Ponta do Abunã com lideranças da região com o objetivo de conclamar a população a aderir ao 55, que é “sim” nas urnas, aprovando a emancipação.
Em razão da região ter rico potencial produtivo, os membros do PSDB acreditam que a população terá grande adesão pelo 55, que dará independência econômica e administrativa à região.
Há tempos os moradores da Ponta da Abunã vêm lutando para se transformar em município e Expedito Júnior diz que não vê porque até hoje continuem na dependência de Porto Velho, que fica a mais de 300 quilômetros. Isso dificulta a solução de questões administrativas e outros pontos, que serão melhorados com a criação do novo município.
Depois das reuniões em Jacy Paraná, Expedito Júnior, Hamilton Casara e João do Vale seguiram a Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Extrema. Nestes distritos conversaram com lideranças explicando ponto a ponto a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que define como será o plebiscito. Para João do Vale, agora é o momento de toda a região da Ponta do Abunã se unir para a votação.
Hamilton Casara tem a mesma visão e acredita que, mesmo tendo demorado tanto para acontecer, a emancipação da Ponta do Abunã só trará benefícios à população da região, que terá melhor atendimento por parte do poder público.
Se emancipado politicamente o novo município se chamará Extrema de Rondônia e será formado pelos distritos de Extrema, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã.