CLUBE DA BÍBLIA - O evangelho para os cristãos - Por irmãos em comunhão - Chile/Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No começo da epístola aos Romanos nos chama a atenção, que Paulo tenha dito aos irmãos o seu desejo de ir anunciar-lhes o evangelho (1:15). Enquanto disse pouco antes que queria comunicar-lhes "algum dom espiritual, a fim de que sejam confirmados" (1:11), parece-nos razoável, porque se trata de cristãos que já creram no evangelho, que já são salvos.
Mas o certo é que Paulo começa sua epístola com o evangelho, que é o evangelho para os cristãos de Roma. Isto se confirma em três versículos sucessivos (1:15-17), menciona a palavra, destacando alguns aspectos específicos. No primeiro Paulo expressa sua disposição para anunciar-lhes o evangelho; no segundo, diz que o evangelho é o poder de Deus para a salvação; e no terceiro, que no evangelho a justiça de Deus se revela por fé e para fé.
É geral a opinião que Romanos é a mais extensa e pormenorizada relação doutrinal de Paulo. Nela se tocam alguns dos tópicos fundamentais da fé cristã: a lei, a graça, a justificação, a redenção, a santificação, a glorificação, o Espírito, etc. É verdade que alguém pode ser um cristão sem conhecer alguns desses ensinos fundamentais, mas é verdade também que ninguém pode ser um cristão maduro ignorando-as.
De maneira que não é de se estranhar que Paulo esteja disposto a anunciar o evangelho "também" aos irmãos de Roma, a quem não conhecia de vista. (Este "também" nos dá a entender que era tarefa cotidiana de Paulo anunciar o evangelho aos cristãos).
Alguém pode desconhecer os ensinos de Romanos e ser um cristão perfeito? Mais ainda, pode alguém pretender servir a Deus passando por cima das experiências de Romanos? Pois não se trata só de conhecer as doutrinas, mas sim de ter as experiências que há por debaixo dessas doutrinas.
A lei não é preocupação só dos judeus, mas também dos cristãos, porque a lei tem expressões muito variadas em todos os homens, sejam judeus ou gentios. (E é por isso que Paulo fala da lei aos cristãos gentios de Roma). Todo cristão precisa saber como ser livre da lei, porque a lei, associada com a carne, produz a escravidão do pecado. Se não conhecermos a maneira de Deus de nos libertar da lei, não saberemos como ser livres do pecado.
Tampouco poderemos caminhar bem se não conhecermos experimentalmente o poder da graça, a única capaz de nos sustentar firmes. Pela graça somos conduzidos por um caminhar em vitória (ela nos rodeia), sustentados pelo Espírito Santo. Se estivermos sob a lei, o Espírito não terá base para operar em nós, pois ainda estaremos em nossa carne. Em seguida, todas essas coisas nos conduzem à experiência de viver no corpo que é a igreja.
Assim, passo a passo, Paulo nos mostra qual a resposta de Deus para as nossas maiores necessidades. Então podemos concordar com Paulo que verdadeiramente o evangelho é "o poder de Deus para a salvação", não só dos incrédulos, mas também dos crentes. Fonte: aguasvivas.cl ( Leia mais:www.sacerdotesdoreino.com.br )
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!