Franco abre IV Conferência Municipal da Cidade de Cacoal

O prefeito Padre Franco Vialetto (PT) abriu na noite desta quarta-feira, 02, a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Cacoal, evento realizado no auditório da UNIR. A conferência reúne representantes de associações de moradores, movimentos populares, entid

Franco abre IV Conferência Municipal da Cidade de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito Padre Franco Vialetto (PT) abriu na noite desta quarta-feira, 02, a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Cacoal, evento realizado no auditório da UNIR. A conferência reúne representantes de associações de moradores, movimentos populares, entidades dos segmentos em geral, empresários, profissionais liberais, acadêmicos, conselhos profissionais, entre outros, sendo considerado um evento de construção da cidadania.
                                                                                         
O secretário municipal de planejamento, Marcélio Viana da Silva, lembrou da importância dos debates envolvendo a cidade, citando os investimentos realizados no recapeamento da pavimentação asfaltica da Rua das Comunicações e Padre Ezequiel Ramim, construção de galeria de tubulação de águas na Rua Pedro Rodrigues com Malaquita e Amazonas, destacando também os serviços essenciais como água e energia elétrica levado aos moradores do Bairro Vitória, entre outros que estão sendo planejados e executados nos diversos setores.
 
O prefeito destacou a importância da participação e as necessidades de adequações no processo de desenvolvimento urbano do município. Pode-se no debate, ouvir experiências sobre os temas citados e expor a forma que Cacoal trabalha com essas questões, salientando também, que o importante é ouvir a riqueza do debate e contribuir a partir de um olhar de fora.
 
Franco Vialetto disse, o que acontece em Cacoal serve de análise e acompanhamento em todo o Estado de Rondônia, ressaltando que dos avanços e propostas desta conferência vão sair subsídios importantes para a conferência estadual e nacional do ano que vem.
 
Para Everson Antônio Pini, promotor de justiça, a conferência vem aos anseios da comunidade que busca serviços adequados e essenciais para melhor qualidade de vida de seus munícipes. “O Ministério Público é parceiro deste evento e queremos somar forças para que tenhamos uma cidade com melhor infra-estrutura. Tudo que é plantado germina, floresce”, destacou.
 
O palestrante da noite de abertura do evento, Antônio Sena Filho, do Ministério das Cidades, refletiu sobre o papel de propor a cerca da integração das políticas setoriais e sua relação com a participação democrática, das questões relativas aos conflitos fundiários urbanos, no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, notando a criação e consolidação dos Conselhos Estaduais e Municipais das Cidades.
 
O debate concentrado em quatro eixos, sendo: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal; aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; e a relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano.
 
A Conferencia é uma realização da Prefeitura de Cacoal, por intermédio das secretarias de planejamento, trânsito e meio ambiente, em parceria com o Ministério das Cidades. O lema da IV é Cidade para Todos e todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social; e como tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS