Deputado detona Sobrinho, o presidente do PT e um aliado do prefeito – Por Valdemir Caldas

Deputado detona Sobrinho, o presidente do PT e um aliado do prefeito – Por Valdemir Caldas

Deputado detona Sobrinho, o presidente do PT e um aliado do prefeito – Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal, José Arruda (o mesmo que, quando senador, ajudou a violar o painel do Senado, para bisbilhotar os votos dos colegas), além de uma penca de deputados distritais, empreiteiros e empresários não constituem nenhuma novidade, no manuseio dos dinheiros públicos.

 

Ainda está na memória nacional, o escândalo do mensalão, um esquema de corrupção, montado no governo Lula, para comprar parlamentares da base aliada, considerado o maior revés sofrido pela administração do petista, que arrastou latrina abaixo os principais caciques do Partido dos Trabalhadores.

 

E o que aconteceu com os mentores do mensalão? Simplesmente, nada. Delúbio Soares, José Genoino, Silvio (Land Rover) Pereira e José Dirceu (este ferreteado pelo Procurador-Geral da Republica como o chefe da quadrilha), continuam livres, leves e soltos, sorrindo da cara da sociedade e tripudiando da justiça. Até hoje, o processo contra eles se arrasta pelos labirintos sinuosos do Supremo Tribunal Federal.

 

Como também não aconteceu nada com deputados rondonienses, que foram filmados cobrando propina, nem com aqueles vereadores pegos com a mão na cumbuca, recebendo maços de dinheiro do coordenador financeiro da Câmara e escondendo a grana nos bolsos, em pastas e dentro da cueca.

 

Comprovadamente, o Brasil é o País da impunidade consentida. Não é de hoje que os espaços da imprensa nacional e local vêm recheados com denúncias de corrupção as mais escabrosas. É dinheiro pilhado da saúde, educação, segurança pública, da construção de estradas, pontes hospitais, iluminação pública, enfim. O absurdo conluio entre política e corrupção, é capaz de fazer o diabo se benzer.

 

E o pior é que parece que a sociedade já se acostumou com esse padrão malévolo de administrar, que não sai às ruas para protestar, para cobrar da classe política e dos governantes, seriedade, honestidade e responsabilidade na direção da coisa pública.

 

Na sessão plenária de terça-feira, o deputado estadual Tiziu Jidalias lançou graves denúncias contra a administração do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), e, de quebra, ainda atingiu, em cheio, o presidente estadual do PT, Tácito Pereira, chamando-o de “laranja”, que reagiu divulgando uma notinha inócua, sem nenhum efeito prático. O petardo ainda pegou de raspão um aliado de segundo escalão do prefeito.

 

Além de chamar o prefeito de “covarde e incompetente”, Jidalias afirmou que houve fraude na licitação das obras da avenida José Vieira Caúla, para beneficiar a empresa Uni Engenharia.

 

O deputado declarou-se estarrecido com a dinheirama (mais de dois milhões de reais) destinada pelos consórcios responsáveis pelas obras das usinas de Jirau e Santos Antonio para o que chamou de uma “mini reforma” de uma escola municipal, conforme matéria postada no jornal Rondoniaovivo.

 

Jidalias é líder do governador Cassol e pessoa de sua confiança. Quem o conhece garante que ele não costuma levar desaforo para casa, nem tem o péssimo hábito de suavizar nas críticas.

 

Recentemente, um aliado de Sobrinho levantou suspeição sobre as obras de ampliação da rede de água que vêm sendo executadas, na capital, sob a responsabilidade da CAERD. O deputado, claro, não deve ter gostado e partiu para o contra-ataque.

 

Pelo jeito, a campanha eleitoral já deixou os gabinetes e chegou às ruas. É bom preparar os ouvidos e controlar a respiração, porque o ar promete ficar carregado com partículas fétidas.

 

 

É dever do cidadão e não apenas do representante investido de mandato político, denunciar qualquer ato que não corresponda aos ditames da Lei. Fazendo-o, não está o denunciante mais que exercendo um direito que por cidadania cabe-lhe, além de cumprindo um dever que esse próprio sentimento de cidadania impõe.

 

É comum o petismo responder as denúncias com ameaças ou outras formas de despitamento. Não têm faltado exemplos de perseguição aos que denunciam, simplesmente porque faltam explicações razoáveis e aceitáveis que justifiquem certas condutas.

 

Já passou da hora de o petismo colocar o discurso de lado e partir para a ação. A sociedade esperar respostas concretas do prefeito sobre as denúncias do deputado Tiziu Jidalias. Eis aí um assunto sobre o qual os ministérios públicos estadual e federal precisam mergulhar fundo. Se ainda não o fizeram.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS