Um terço dos adolescentes brasileiros declararam sofrer situações violentas diárias, isso de acordo com um estudo que indicou que São Paulo, a maior cidade da América do Sul, como a capital brasileira com menor vulnerabilidade a violência as pessoas entre 12 e 29 anos.
Um estudo realizado pelo Datafolha e divulgado pelo Ministério da Justiça indica que 31% dos jovens tem facilidade para conseguir armas de fogo e que 64% declarou ter sido exposto a algum tipo de violência.
O índice de vulnerabilidade juvenil a violência exposto pelo Ministério da Justiça foi realizado a partir de um estudo com 5.189 jovens de todo o pais.
A pesquisa revelou que 88% dos jovens que morrem são vitimas de assassinatos.
Entre as capitais, a cidade que mostrou o maior índice de violência entre os jovens foi Maceió, e na segunda posição a cidade de Porto Velho, a cidade do Rio de Janeiro sempre exposta nos jornais como um local de grande exposição de violência aos jovens ficou na oitava colocação.
“Esse estudo acaba com o mito de que o Rio de Janeiro é a cidade onde os jovens mais correm riscos com a violência no Brasil” afirmou o ministro da justiça Tarso Genro.