Rondônia terá sistema de informação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Rondônia terá sistema de informação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Rondônia terá sistema de informação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Rondônia contará, a partir do próximo mês, com o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIA – CT Web), cujo objetivo é criar um sistema de registro e tratamento de informações sobre garantias dos direitos fundamentais preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Essa nova ferramenta se constitui num canal de comunicação das informações fornecidas pelos Conselhos Tutelares com acesso para a rede de atendimento a essa faixa da população. Todos os dados, inclusive as medidas aplicadas à violação dos direitos, serão disponibilizados na internet em tempo real para os conselhos que criam as políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.
 
A Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas) realiza nos dias 8 e 9 do de dezembro, na Escola do Legislativo na Capital, uma capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância . O público alvo são conselheiros tutelares de Porto Velho e Candeias do Jamari.
 
Segundo o ministrante desse treinamento, Gilberto de Souza, uma das principais melhorias com a implantação do sistema é a agilidade na informação. “Os conselhos e toda a rede poderão acompanhar as medidas aplicadas que antes eram informadas apenas pelos conselheiros”, observou.
 
Nesta semana, a titular da Seas, Tânia Pires, se reuniu em seu gabinete com representantes de conselhos tutelares e com Lusiel Henrique, que será o administrador estadual do Sipia. O sistema vai possibilitar, entre outras vantagens, uma leitura mais clara e completa de queixa e situação da criança ou adolescente por parte do Conselho Tutelar.
 
Para Tânia Pires, o Sipia representa um importante avanço porque na era da informação é fundamental a informatização dos processos. “Entre os benefícios, está uma maior agilidade nos relatórios estatísticos com universo das informações cadastradas”, analisou ela.
 

Com isso, será encaminhada a aplicação da medida mais adequada com vistas ao ressarcimento do direito violado para sanar a situação em que se encontra a criança ou o adolescente, além de subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades – na formulação e gestão de políticas de atendimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS