Um ambiente escolar de paz e harmonia. Esta é uma busca constante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia. Uma prova desta afirmativa é a realização do “Seminário de Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias”, cujo palestrante será o professor João Roberto de Araújo, mestre em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, estudioso da cultura grega antiga, qualificações componentes de um extenso currículo que engloba muitas outras experiências e atividades. O evento, que será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Guapindaia na terça-feira (17) a partir das 19h00, faz parte da campanha de enfrentamento à violência e promoção da cultura da paz na escola.
“Como nasce a violência no ser humano? O que fazer para prevenir? e O que fazer para enfrentar a violência existente?” são questionamentos que serão respondidos no evento, com reflexões para todos os educadores que enfrentam, no dia a dia, o fenômeno da violência nas escolas. O público alvo será formado por professores e gestores, representantes de ensino, Comissão Julgadora dos desenhos e frases da Campanha de Enfrentamento à Violência e técnicos da Seduc.
A professora Marli Cahulla, secretária Estadual da Educação, informa que o objetivo da Seduc é promover uma cultura de paz no ambiente escolar e no seu entorno. “Para tanto, é necessário o comprometimento de gestores escolares, equipe técnico-pedagógica, professores e demais funcionários da escola, pais, autoridades de segurança pública e lideranças da comunidade organizada, numa união de forças para realizar ações que contribuam para o bem estar e a harmonia entre os seres humanos, gerando paz nas escolas e na sociedade” – enfatizou a secretária.
A Seduc aproveitará a realização do evento para entregar certificados às Representações de Ensino (REN’s) participantes da Campanha de Enfrentamento à Violência e Promoção da Cultura da Paz nas Escolas. A mesma homenagem será prestada à Comissão Julgadora do Concurso de desenhos e frases, formada pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO), Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) e Conselho Estadual de Educação (CEE).