Detentos participam de provão de ensino fundamental e médio em Porto Velho

Detentos participam de provão de ensino fundamental e médio em Porto Velho

Detentos participam de provão de ensino fundamental e médio em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), com apoio da Secretaria de Educação (SEDUC) e do Colégio Padre Moretti, realiza duas semanas de aplicação de provas de ensino fundamental e médio aos presos da penitenciária Edvan Mariano Rosendo (Panda). As provas começaram a ser aplicadas no dia 19 de outubro. Até dia 29 todos os 426 inscritos para o Provão do “Panda” concluirão as provas. A penitenciária também oferece o ensino regular para 105 presos. Hoje, estão matriculados 53 alunos no ensino fundamental e 52 no ensino médio. Esses alunos recebem orientação de 15 professores e mais cinco técnicos que trabalham diariamente no “Panda”. Outros 15 alunos estão sendo alfabetizados na unidade prisional.
 
Neste mês de outubro foram aplicadas provas na Penitenciária Estadual Feminina, na Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro e na Colônia Agrícola Penal, afirmou Marta Bezerra, assessora do Setor de Treinamento em Formação ao Apenado (STEA) da Sejus. “Nessas unidades também são oferecidos aos apenados o ensino regular de nível fundamental e médio por meio de parceria entre Sejus e Seduc”, completou Marta.
“A qualidade de formação dos professores e técnicos que trabalham nas unidades prisionais é fundamental para que o apenado retorne ao convívio social e tenha mais chances de seguir estudando e trabalhando”, disse a coordenadora pedagógica da penitenciária, Silvia Varela. Ainda segundo ela, todos os professores são formados e a maioria com pós-graduação.
 
Para muitos presos, esta é a oportunidade ideal para concluírem seus estudos. “Já concluí o ensino fundamental e ano que vem vou terminar o ensino médio”, disse Claudio. Ele ainda disse que, se não estivesse preso, dificilmente teria a oportunidade de concluir os estudos. “O bom é estar livre para estudar, mas muitas vezes a vida lá fora nos tira do rumo”, completou.   
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS