Acadêmicos do curso de Medicina da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) se reuniram pela manhã nesta terça feira (01), no auditório do Conselho Estadual de Saúde para tentar conseguir uma retificação do Conselho em relação a Resolução 009/2006 que define a prioridade dos acadêmicos federais ao estágio em hospitais públicos da capital.
De acordo com o acadêmico de medicina Wanderson Dias, os estudantes estão muito esperançosos de finalmente essa manifestação ter um desfecho favorável para os futuros médicos que serão formados na Unir.
“Queremos que o Conselho Estadual de Saúde entre com uma denúncia no Ministério Público informando o que vem acontecendo nos hospitais públicos da capital, onde alunos da Unir são retirados para que estudantes de instituições privadas façam o estágio que, por Lei é direito nosso”, afirma o Wanderson.
Os acadêmicos esperam resolver a questão da prioridade no estágio, fato que levou a paralisação dos mesmos desde o último dia 20 de agosto, quando em uma manifestação tomaram o gabinete do reitor e passaram a protestar de forma mais incisiva pelos seus direitos.