ARTIGO - O gênio e o Leigo; dependendo do esforço tornam-se semelhantes - Por Antonio Carlos Alberti

ARTIGO - O gênio e o Leigo; dependendo do esforço tornam-se semelhantes - Por Antonio Carlos Alberti

ARTIGO - O gênio e o Leigo; dependendo do esforço tornam-se semelhantes - Por Antonio Carlos Alberti

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aqui vai uma reflexão sobre a intuição, o esforço, a pesquisa e os estudos referentes aos assuntos e questões com que nos deparamos e enfrentamos diariamente. Peguei esse gancho num artigo que li na revista Mundo Ideal, de junho/2009-pg 7, o qual transcrevo a seguir nos próximos dois parágrafos.
“Alexandre Hamilton (1757-1807) um político norte-americano, e ao mesmo tempo um comentador político, foi, na época, muito conhecido como um gênio, mas ele próprio responde a esse comentário da seguinte maneira ---- todos me elogiam como sendo um grande gênio, mas, se existe em mim alguma genialidade, isto é fruto do esforço. Quando me é apresentado um problema, pesquiso-o minuciosamente. Dia e noite tenho-o à minha frente para pensar nele. Verifico, sem nada deixar escapar, todas as ligações e influências que exerce esse tema, em todos os sentidos. A minha mente é totalmente ocupada por esse pensamento. Quando publico o resultado ao fim desse preparo, as pessoas me elogiam dizendo que sou realmente um gênio. O meu talento é produto do esforço e do pensamento”.
“A lei do esforço vende num só feixe tanto o gênio como o leigo. Quando o gênio e o leigo igualmente não se esforçam, a diferença entre ambos é percebida apenas na capacidade intuitiva de cada um; mas, esforçando-se ativamente, também o leigo poderá alcançar um nível igual ao de um gênio, significando, assim, que um dia se tornará um dos componentes do mesmo feixe. O gênio, quando não se esforça, torna-se também semelhante ao leigo, e o leigo alcançará o nível do gênio ao continuar se esforçando”.
Aí está uma diretriz que se deve adotar, principalmente os jovens --- se esforçar, pesquisar, estudar continuamente os assuntos, problemas e temas com profundidade antes de sair dizendo e fazendo as coisas, pois a experiência e o aprendizado sem esses pré-requisitos, estão baseados somente na intuição e percepção dos resultados. Sendo estes bons ou ruins, há a possibilidade de estarem distorcendo a realidade ou o caminho correto, e a efetividade e validade da aprendizagem estará comprometida, principalmente, para replicar e ser exemplo para terceiros.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS