Estado adota medidas rígidas contra a gripe suína nas Unidades Prisionais e de Internação

Estado adota medidas rígidas contra a gripe suína nas Unidades Prisionais e de Internação

Estado adota medidas rígidas contra a gripe suína nas Unidades Prisionais e de Internação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, por meio da Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), adotou em todas as unidades prisionais e de internação de adolescentes do Estado uma rígida rotina de enfrentamento à gripe suína (Influenza A H1N1).
 
De acordo com a gerente de saúde, Adriana Tibúrcio, até o momento não existe nenhum caso registrado ou suspeito no sistema prisional e sócio educativo. Na Capital, onde a população carcerária é maior, a gerente informou que o monitoramento está sendo constante pelas equipes de saúde de cada unidade. “As medidas adotadas são válidas para os trabalhadores, visitantes e reeducandos. As principais se referem à restrição a entrada nos estabelecimentos penais de gestantes e de qualquer um, seja visitantes, advogados e outros, com sinais e sintomas de gripe como tosse, febre, dores no corpo, diarréia e vômito”, informou.
 
Atitudes como lavar as mãos com água e sabão antes na entrada e o uso de álcool gel e/ou hipoclorito de sódio a 2% (10 litros de água para 1 litro de Q’boa) após a lavagem das mãos fazem parte da rotina orientada pela Gerência da Sejus. O uso de máscaras cirúrgicas e luvas na triagem de visitantes e na entrada a carceragem também já foram adotadas nos presídios de Rondônia.
 
Caso seja registrado algum caso de gripe suína na unidade, a gerente revelou que a Secretaria já está preparada para disponibilizar máscara tipo NR 95 ou conhecida como bico de pato, para uso de todos os servidores. “Essa máscara é de alto custo, portanto a sua durabilidade é de 30 a 60 dias, devendo ser disponibilizada mediante um registro de entrega ao servidor”, disse Adriana.
 
Consta também na rotina de enfrentamento à doença, evitar o encaminhamento de interno, se possível, aos serviços de emergência fora das unidades, pois nesses lugares existem os possíveis focos da gripe. Não havendo opção, a viatura deverá estar arejada e todos utilizando corretamente a máscara.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS