O Pufe Ecológico da Amazônia, cuja principal matéria-prima é pneu velho, está sendo uma das ações socioambientais mais aplaudidas na 6ª Feira do Empreendedor que acontece até domingo, 9 , no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. A empreendedora social Izabel Cristina, autora da idéia de confeccionar as peças de mobiliários com material reciclável, está participando do evento na condição de técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia, onde atua na área de Educação Ambiental.
Izabel Cristina oferece oficina para a fabricação do pufe ecológico
Embora o Projeto Pufe Ecológico da Amazônia já tenha sido divulgado em várias feiras internacionais, Izabel Cristina destaca que em Cuiabá está tendo a oportunidade de expor a sua iniciativa de forma mais completa. “Nas outras ocasiões, fizemos a exposição do pufe já fabricado, agora estamos apresentando seu processo de criação, explicando a sua cadeia produtiva”, observou ela, acrescentando que o mais relevante nesse processo é poder incentivar as pessoas a aderir a proposta de preservar o meio ambiente de forma auto-sustentável.
Durante a Feira do Empreendedor, a educadora ambiental está ministrando oficinas para pessoas interessadas em aprender a fabricar pufes de pneu. Além da preocupação com o meio ambiente, a professora acredita que sua idéia pode ajudar mulheres a margem do mercado de trabalho a aprender uma nova arte. Outra preocupação é no combate a dengue, pois, quanto mais pneus utilizados no trabalho, menor será a possibilidade de reprodução do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a doença.
Um dos principais entusiastas do Projeto Pufe Ecológico da Amazônia, o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, diz que a pasta está sempre investindo em ações que visam o desenvolvimento auto-sustentável. “A educação ambiental é um das nossas prioridades porque estamos sempre trabalhando em parceria com a comunidade”, declarou Brito, ressaltando a Sedam está sempre investindo na capacitação do seu corpo técnico.